Sementes da árvore-de-fogo

Escrito por bonnie grant | Traduzido por franciele gobi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sementes da árvore-de-fogo
A árvore-de-fogo floresce na primavera e proporciona uma cor espetacular até o verão (illawarra flame tree. image by mdb from Fotolia.com)

A árvore-de-fogo é uma árvore colorida nativa de Madagascar. Ela cresce em climas tropicais, sendo decídua se houver uma "estação seca" e perene em áreas com uma média constante de chuvas. A árvore-de-fogo recebe vários apelidos, como flor de pavão, flamboyant e poinciana real. Ela possui vagens longas marrons cheias de sementes e é de fácil germinação após tratamentos, mas pode levar até dez anos para florescer. A maior parte da propagação é feita pelo método da poda.

Outras pessoas estão lendo

Identificação da árvore-de-fogo

A árvore-de-fogo é uma árvore de tamanho médio e folhas elegantes. Ela pode atingir alturas de 10 a 12 m e cresce no formato natural de um guarda-chuva. As folhas são delicadas e similares às de uma samambaia, alternando folhas finas ao longo do caule principal. Na primavera e no verão, a árvore explode em cores. As flores da árvore-de-fogo são o motivo do seu nome, sendo constituídas de quatro pétalas curvas de cor vermelho vivo e uma pétala vertical branca ou amarela. O fruto é uma vagem rígida de 65 cm de comprimento e 6 cm de comprimento, de cor marrom ou preta e ligeiramente curva.

Colheita e tratamento das sementes

As longas vagens devem ser colhidas quando apresentarem uma cor escura, o que indica que elas estão maduras. Normalmente, as vagens abrem-se após seis meses, porém, é possível que você queira colhê-las antes, para que as sementes estejam intactas. Seque as vagens no sol por um mês. Abra-as com uma faca e colha a semente, que não germinará até que ela apresente desgastes e ranhuras, da mesma forma que ocorreria na natureza. É possível encharcá-la em ácido sulfúrico ou utilizar uma lixa e arranhar manualmente a superfície da semente.

Plantio e germinação

Encharque a semente com água por um dia antes de plantá-la. Isso ajudará a amaciar o exterior da semente e possibilitar a germinação. A árvore-de-fogo cresce em solo rico em húmus e umidade, que deve ser reproduzido para o meio de cultura da semente. Você pode comprar uma mistura para cultivo de sementes ou fazer uma mistura de terra adubada, turfa, composto e um pouco de areia ou cascalho para drenagem. A semente deve ser plantada a uma profundidade que tenha a metade da medida do comprimento da mistura. Deixe-a em um local escuro, tampando-a com plástico ou uma tampa. A semente germinará melhor em uma superfície aquecida e a temperatura ambiente deve estar a no mínimo 20°C. A germinação acontecerá em até nove semanas.

Cultura e utilização

A árvore-de-fogo é tolerante à maresia e é útil em regiões costeiras como árvore ornamental e também devido à sua sombra. Suas grandes raízes rasas podem causar danos a construções e cimento, por isso não é recomendada para calçadas ou como uma árvore de jardim. As novas mudas podem ser plantadas assim que apresentarem vários pares de folhas, o que leva geralmente de três a quatro meses. A planta crescerá aproximadamente 1,5 m por ano, mas não florescerá antes de 12 anos. Ela é uma árvore atrativa e proporciona uma boa sombra, por isso a espera vale a pena.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível