Por que sempre aparecem centopeias no meu banheiro?

Escrito por alice moon | Traduzido por elisa lacerda de freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que sempre aparecem centopeias no meu banheiro?
A umidade em torno de banheiras, pias, chuveiros e vasos sanitários pode atrair centopeias. (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As centopeias entram em seu banheiro em busca de alimento e abrigo. A centopeia doméstica (Scutigera coleoptrata) tem um aspecto diferente daquelas encontradas em jardins, que têm pernas mais curtas. As centopeias domésticas podem ter diferentes números de pernas à medida que crescem e passam por vários estágios de desenvolvimento. As inúmeras pernas desses animais fazem seus corpos parecer ainda mais longos e mais intimidantes.

Outras pessoas estão lendo

Atributos negativos

As centopeias domésticas podem ser encontradas ao ar livre e dentro de sua casa. Elas são atraídas para os banheiros por causa da umidade abundante de fontes como a pia, a banheira, o chuveiro e o vaso sanitário. Sua velocidade e a maneira como se movem podem ser desagradáveis de se observar e, além disso, elas têm o hábito de se dirigir na direção das pessoas. Elas podem causar picadas dolorosas se manuseadas ou feridas.

Atração

A centopeia doméstica prefere áreas úmidas e escuras. Ela procura umidade, artrópodes e insetos para se alimentar, além de áreas que ofereçam proteção. Ela pode ser encontrada escondida embaixo de objetos em sua casa e pilhas de folhas no quintal. Você pode acidentalmente levá-la para dentro de casa por meio da madeira e da lenha ou ela pode entrar para se abrigar durante o tempo frio. A centopeia doméstica pode se deslocar para o andar de cima da casa por meio do entrepiso ou do sótão para alcançar os cômodos mais quentes quando as temperaturas exteriores caírem. Ela também pode entrar pelos encanamentos.

Atributos positivos

Essa espécie de centopeia se alimenta de insetos irritantes e prejudiciais encontrados na casa. Suas presas podem variar de traças e baratas para larvas de baratas e besouros. A presença dessas centopeias pode sinalizar que há muitos insetos em sua casa e, possivelmente, uma infestação. Elas também podem fornecer um sinal de alerta precoce para problemas de umidade ou vazamento.

Prevenção e Tratamento

Faça uma dedetização em sua casa para eliminar quaisquer pragas presentes. Isso irá reduzir a fonte de alimento das centopeias. Tampe todas as rachaduras, principalmente em torno de fundações, de paredes e por onde passam os canos. Instale um desumidificador para diminuir os níveis de umidade nas áreas em que ela é um problema. Durante os meses de clima quente, avalie se há necessidade de nivelar o terreno em torno da fundação de sua casa. Se feito adequadamente, isso direcionará a água para longe da casa, reduzindo o acúmulo de umidade que pode atrair centopeias.

Pesticidas

As opções de inseticidas para eliminar centopeias variam entre spray e pó. O pó deve ser utilizado em fissuras e localizações que permanecerão intactas, onde os animais de estimação não tenham acesso. O Departamento de Entomologia da Universidade do Estado da Pensilvânia recomenda o uso de piretróides sintéticos, tais como ciflutrina, deltametrina, lambda-cialotrina, cipermetrina, permetrina ou tralometrina para eliminar centopeias. A Extensão da Universidade do Estado de Michigan sugere o uso de diazinon 25 % em torno de fundações e locais exteriores e clorpirifós ou propoxur para o interior da casa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível