Mais
×

Como saber o sexo de um lagarto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O lagarto é uma escolha popular entre donos de répteis. O seu comportamento e as características naturais permitem-nos se adaptar ao seu ambiente e co-existir com outros tipos de lagartos e seres humanos. A maioria dos lagartos, incluindo iguanas, lagartixas e camaleões, atingem a maturidade em dez meses, o que tornará mais fácil descobrir se o seu lagarto é um macho ou uma fêmea. Se você está inseguro sobre o sexo do seu lagarto, vários atributos físicos e mentais podem ajudar a distinguir o seu gênero.

Instruções

Lagartos machos possuem cores mais brilhantes durante a época de acasalamento (lizard image by John Hofboer from Fotolia.com)
  1. Olhe para as características físicas do lagarto em relação ao tamanho do corpo e da cabeça. Lagartos fêmeas têm um corpo mais fino e mais longo, em comparação com os machos, que têm o corpo mais curto e largo. O tamanho da cabeça de um lagarto macho é maior, com uma forma quadrada, já a fêmea possui a cabeça menor.

  2. Inspecione as marcações sob a barriga e as colorações do lagarto. Um macho terá cores mais brilhantes, a fim de atrair a fêmea durante época de acasalamento. As cores da barriga de uma fêmea não mudam ao longo do ano, sendo geralmente mais leves e sem brilho, se comparadas a um macho.

  3. Procure por uma pequena protuberância e poros femorais, onde o abdômen encontra a cauda. Os poros femorais têm uma forma de V e são de cor escura. Se a protuberância e os poros femorais são visíveis, o lagarto é um macho. Lagartos fêmeas não têm o bojo, e os poros femorais não são visíveis, já que suas cores são muito mais maçantes.

  4. Preste atenção no comportamento do seu lagarto. Os machos tendem a ser mais ativos, agressivos e altamente territoriais.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article