×
Loading ...

Como fazer um short

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os shorts são um ótimo primeiro projeto de costura. Eles podem ser terminados rapidamente, têm poucos problemas de ajuste e são confortáveis como roupas do dia-a-dia ou pijamas. Fazer shorts é divertido e só exige o uso dos materiais mais básicos de costura. Abaixo estão os passos para costurar um short usando um modelo simples.

Instruções

Aprenda a fazer um short (Girl In Blue Jeans Short Shorts. big picture. image by Sergey Sukhorukov from Fotolia.com)
  1. Corte o tecido exatamente como no short padrão. Para iniciantes, um modelo simples é o melhor. Os modelos mais simples são somente uma peça, o que faz disso um ótimo primeiro projeto de costura. Também deve-se ter uma peça de modelo que sirva como guia para o elástico. Pressione todas as peças após o corte e antes de começar a costurar. (Ver Referências abaixo).

    Loading...
  2. Coloque um fio que combine na máquina de costura e arrume-a para dar pontos retos e curtos. Apesar de cada modelo exigir que se trabalhe em ordens diferentes, um método comum para costurar shorts com cintura de elástico é fazer cada perna. Deve-se costurar a parte interna das pernas como se fosse uma unica peça ou ambas partes, interna e externa, em um modelo de duas peças para cada perna. Os shorts estão agora separados em duas pernas individuais.

  3. Faça a costura da virilha, que vai da parte frontal da cintura até a parte traseira. Existe um truque fácil para fazer essa costura quando se está trabalhando com shorts ou calças. Pegue uma perna e vire-a de dentro pra fora e depois coloque a segunda perna dentro da primeira, com o lado direito virado para fora. Agora você tem os lados direitos das curvas da virilha juntas e prontas para serem costuradas. Faça a costura em um passo e reforce o centro dela com uma linha adicional de pontos.

  4. Termine a costura no próximo passo. Uma máquina profissional funcionaria, entretanto, pode-se usar uma máquina de costura normal com um ponto em ziguezague ou até mesmo um par de vai e vem. Isso impedirá que o tecido estrague e garantirá que não gaste seu tempo costurando shorts.

  5. Um elástico é a opção mais fácil para um novato que está fazendo shorts. Seu short modelo deve mostrar como terminar a cintura, mas esses são bastante normais. Tipicamente se faz uma bainha ou se termina a borda superior da cintura do short e depois dobra-se uma parte para baixo e se costura a cintura. Deixe uma abertura normal na parte central traseira. Prenda o elástico - corte na medida do short de modelo ou cerca de 5 a 7 cm a menos do que o tamanho desejado - com um alfinete e passe através do invólucro de novo. Uma vez que tenha certeza que se ajusta, dê um ponto no elástico em uma volta e costure a entrada do tecido.

  6. Faça a bainha do short. A bainha do seu modelo pode variar, então observe com cuidado para ter certeza de que seu short não está muito curto. Segure e costure as bainhas de cada perna. Dê ao seu short uma última prensada e apare as pontas. Fazer shorts é muito rápido e fácil, além de usar pouco tecido.

Loading...

Dicas

  • Meça duas vezes, corte uma.
  • Escolha os tamanhos corretos baseado nas medidas do seu modelo.

O que você precisa

  • Modelo simples de short
  • Tecido
  • Elástico
  • Tesoura
  • Alfinetes
  • Máquina de costura

Recursos

Loading ...
Loading ...