O que significa quando aparece a mensagem de erro no computador: "CMOS battery state low"?

Escrito por david dunning | Traduzido por daniel coutinho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Os computadores pessoais usam uma pequena quantidade de memória de baixa potência, conhecida como semicondutor de óxido metálico complementar, ou memória CMOS, para armazenar a data, hora e parâmetros de configuração do sistema. A bateria CMOS -- normalmente uma bateria do tamanho de uma moeda pequena, similar ao tipo usado em relógios de pulso - fornece energia à memória CMOS quando o computador é desligado.

Outras pessoas estão lendo

CMOS

Se aparecer a mensagem de erro “CMOS battery state low” (bateria do CMOS baixa) ou algo semelhante, isso indica que a bateria do CMOS está com pouca carga e você corre o risco de perder as suas informações deste. Se a bateria ficar completamente sem carga, você pode visualizar mensagens de erro como “CMOS configuration mismatch” (incompatibilidade de configuração CMOS) ou “CMOS date/time not set” (CMOS de data / hora não definida), ou o computador pode não iniciar completamente. A maioria dos computadores modernos são configurados para reiniciar as configurações de fábrica quando as do CMOS estão perdidas, então você deve pelo menos conseguir inicializar o computador.

Reposição

Se você visualizar uma mensagem de erro “CMOS battery state low”, anote suas configurações de CMOS e a substitua o mais rápido possível. A bateria do sistema pode estar conectada na placa principal ou na placa-mãe do computador, ,em modelos mais antigos, estar soldada no lugar. Se estiver soldada, encontre um conector de bateria sobressalente no qual você possa inserir uma bateria reserva.

Tipos de bateria do sistema

As baterias do sistema vêm em diferentes formas físicas e tensões. As de lítio, que são aproximadamente um quarto do tamanho normal, durando de dois a cinco anos, são as mais comuns. Baterias de sistema geralmente fornecem 3,0 volts, mas as de 3,6 volts, 4,5 volts e 6,0 volts também estão disponíveis. Assim, certifique-se de que a tensão da bateria substituta seja igual à original. Depois de substituir a bateria do sistema, se ainda receber mensagens de erro, é porque talvez haja alguma fonte de alimentação com defeito.

Configuração CMOS

Além de substituir a bateria do sistema, talvez seja necessário acessar o programa de configuração CMOS, pressionando normalmente a tecla F1 ou a tecla Delete durante o arranque do sistema. O programa de configuração CMOS permite ajustar a data, hora e outras configurações que são perdidoas se a bateria do sistema se esgotar completamente, mas também permite que você carregue as configurações de fábrica, o que significa que você pode, pelo menos, retornar o computador a um estado utilizável, mesmo se você não sabe as configurações de CMOS corretas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível