Sinais do nascimento iminente em uma égua prenhe

Escrito por nancy williams | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais do nascimento iminente em uma égua prenhe
Um planejamento prévio é importante com uma égua prenha (horses image by Penny Williams from Fotolia.com)

Cada égua é única, mas a maioria dará a luz ao seu potro dentro de 320 a 345 dias após o acasalamento. Consulte seu veterinário sobre materiais e medicamentos de emergência que você pode precisar e organize tudo pelo menos um mês de antecedência em uma grande caixa de plástico resistente e bem fechada. Mantenha a caixa perto da cocheira da égua. Afixe o número de telefone do veterinário e o de um ajudante no mesmo local. Tenha seu celular disponível e carregado e faça planos para ele estar por perto conforme a data esperada se aproxima. Alguns donos de cavalos dormem no celeiro quando a hora do parto se aproxima, enquanto outros mantêm uma rotina rigorosa, verificando a égua pelo menos a cada duas horas.

Outras pessoas estão lendo

Primeiros sinais

Aproximadamente um mês antes do nascimento do potro, a égua deve ser transferida para uma área segura para o filhote. Isso dará tempo para ela se adaptar e evitará a possibilidade de o potro nascer em uma poça ou em um local onde ele poderia ser ferido. Se você tem observado sua égua cuidadosamente nas semanas anteriores, será possível notar mudanças comportamentais e os primeiros sinais sutis de que o potro está chegando. As tetas da égua crescerão, mas há um aumento dramático uma ou duas semanas antes do parto. As mamas crescem e podem conter colostro, um líquido amarelo-branco translúcido. Ocorre ainda o aparecimento de uma substância cerosa na superfície da mama, uma indicação de que o potro chegará em breve. O potro cai no abdômen e pode se virar dentro do útero.

Sinais do nascimento iminente em uma égua prenhe
Uma égua deve ser levada para longe do pasto 30 dias antes do parto (Horses image by Nenad Djedovic from Fotolia.com)

Aumento da inquietação

Os ligamentos na pélvis e na base da cauda parecem mais macios e pode haver uma depressão nos músculos de cada lado da cauda. A vulva alarga, alonga e parece estar frouxa. À medida em que o colo do útero começa a se dilatar, a égua pode suar, dar patadas na palha, andar em círculos e ficar muito inquieta. Muitas vezes ela deita e se levanta em seguida e continua caminhando a passos largos ou andando em círculos. Ela pode se deitar ou rolar, levantar e olhar para trás para os flancos, morder ou chutar seu próprio abdômen. Ela pode dar marradas, pisotear, correr sacudindo a cabeça ou tentar esfregar os membros posteriores na cocheira.

Sinais do nascimento iminente em uma égua prenhe
O corpo da égua sofre alterações à medida em que o parto se aproxima (horses image by nutech21 from Fotolia.com)

Início das contrações

Especialistas dizem que o bocejo é o precursor para ativar o trabalho de parto e, nas horas antes do nascimento, muitas éguas bocejam com frequência e enrolam o lábio superior repetidamente. Ela urina com frequência e tem muitos movimentos intestinais soltos conforme as contrações aumentam. Ela pode abaixar seus membros posteriores, deitar e se levantar em seguida. A cauda pode se mover rapidamente ou ficar inclinada para um lado.

Sinais do nascimento iminente em uma égua prenhe
Uma égua pode ser acalmada se um parceiro estável estiver por perto (horses image by Earl Robbins from Fotolia.com)

Trabalho de parto ativo

A égua se deitará de lado conforme as contrações rítmicas e ativas ficam mais fortes. Essas contrações são bastante evidentes, pois as patas da égua ficam rigidamente estendidas com as pernas tensas. Ela pode andar a passos largos entre os intervalos das contrações, que ocorrem a cada poucos minutos. No parto ideal, as contrações continuam até a "bolsa da égua estourar". Então, se tudo correr bem, ela começará a empurrar e, se o potro estiver posicionado corretamente, ele nascerá no prazo de 15 a 30 minutos.

Sinais do nascimento iminente em uma égua prenhe
A cocheira da égua deve ter palha fresca de sobra (horse image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível