Sinais e sintomas de ovários rompidos devido a endometriose

Escrito por lauralee moss | Traduzido por luciana ferraz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais e sintomas de ovários rompidos devido a endometriose
Ovários rompidos são uma doença séria

A endometriose ocorre quando o tecido que deveria crescer dentro do útero cresce fora dele, como nos ovários, trompas de Falópio, intestinos ou bexiga, segundo o site ovariancystsinfo.com. Quando a endometriose cerca os ovários, eles podem se romper, causando dor, sérias complicações médicas e até infertilidade. As mulheres devem conhecer os sintomas, identificá-los e procurar ajuda médica imediatamente.

Outras pessoas estão lendo

Características

Acredita-se que a endometriose ocorra em cerca de 5 a 15% de todas as mulheres antes da menopausa. A média de idade dos diagnósticos é de 28 anos, e 75% doas casos ocorre entre os 24 e 50 anos, de acordo com o site GYNOB.com.

O site ovariancystsinfo.com relata que 80% da endometriose pélvica é encontrada em um ou ambos os ovários. Os endometriomas, um tipo de cisto, que pode ter até 20cm de diâmetro são cheios de sangue escuro, marrom avermelhado. Ele podem chegar a obstruir a maior parte do ovário, causando infertilidade ou ruptura.

Efeitos

Se um cisto ovariano formado por endometriose não for descoberto, ele pode romper. De acordo com o GYNOB.com, a endometriose cria um estado inflamatório que "causa dor, cicatrização interna (aderência) e a produção de substâncias que interferem misteriosamente na fertilidade."

A mulheres devem, portanto, entender os sintomas. Quanto mais cedo o tratamento começar, mais difícil será o aparecimento de problemas sérios, como um cisto ovariano rompido.

Tipos

O tipo mais comum de dor associada a ovários rompidos é a pulsante. Muitas mulheres ficam incapazes de andar ou ficar em pé. O GYNOB.com descreve a endometriose como uma doença terrível e dolorosa.

Antes da ruptura, as mulheres costumam sentir a dor da inflamação, e "a pulsação mecânica de órgãos que costumavam se movimentar livremente antes de a endometriose obstruir a passagem das fezes através de intestinos com alças dobradas ou suspensas pela doença," segundo o GYNOB.com.

A organização "Mayo Clinic" ressalta que a maioria das mulheres têm poucos sintomas. Outras podem experimentar menstruação irregular, dor pélvica, dispareunia, pressão ou dor nos intestinos, náuseas, vômitos, sensibilidade nos seios, abdômen inchado ou pressão no reto ou na bexiga.

Advertência

A "Mayo Clinic" explica que a ruptura é um problema sério e exige atenção médica imediata. Visite um médico se tiver dor pélvica ou abdominal súbita e severa, ou dor acompanhada de febre ou vômitos. A organização também diz que "estes sinais e sintomas - ou sintomas de choque como pele fria e pegajosa, respiração acelerada e fraqueza ou vertigem - indicam uma emergência."

Intervalo de tempo

Não existe cura para a endometriose. Tratamentos, como pílulas anticoncepcionais ou cirurgias "com laser ou eletrocauterização por laparoscopia, ou em casos severos, uma incisão comum e cirurgia convencional" podem ocorrer, de acordo com o GYNOB.com. Além disso, uma vez que um cisto ovariano se rompe, o médicos geralmente removem todo o ovário ou parte dele, ou em situações mais sérias, fazem uma histerectomia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível