Sintomas de superaquecimento do processador

Escrito por dan ketchum | Traduzido por césar campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas de superaquecimento do processador
Problemas de superaquecimento são inimigos comuns de computadores (computer image by blaine stiger from Fotolia.com)

Muitos usuários de computador enfrentam problemas de superaquecimento. Como o processador do computador (CPU, Central Processing Unit) é o "cérebro" principal da máquina, o seu superaquecimento afeta muito o seu funcionamento. Computadores com superaquecimento de processadores funcionam mal, têm expectativa de vida útil mais curta e até mesmo danificam o funcionamento interno do computador. Embora seja difícil de diagnosticar os sintomas de superaquecimento, muitas vezes isto envolve outras questões, sinais indicadores que ocorrem em conjunto sugerem problemas de superaquecimento.

Outras pessoas estão lendo

Falhas do Sistema

Falha do sistema, ocorre quando o software ou programa de hardware não realiza suas operações de forma regular. Muitas vezes, um programa com falhas se desliga, congela, não responde às outras partes do sistema, ou para de executar sua função planejada. Embora muitos problemas levem às falhas do computador, se ele falhar repetidamente algum tempo após a inicialização, pode ser problema de superaquecimento. CPUs superaquecidas funcionam sem problemas depois de ficar inoperante por algum tempo (permitindo esfriar), mas quanto mais tempo funcionam, mais superaquecem e causam problemas. Fucionamento lento, pequenos problemas de operação ou "travamento" (tempo de resposta lento, em que o software parece congelar momentaneamente) muitas vezes ocorrem antes dessas falhas. Às vezes, as operações deixam de funcionar por causa de uma falha de segurança interna. Os processadores têm uma faixa de temperatura segura e respondem adequadamente depois que este intervalo é superado.

Travamentos

Travamentos se assemelham às falhas, mas fazem com que todo o computador pare de funcionar. Quando está travado, o computador pára completamente de responder à entrada do usuário, como o mouse ou o teclado. Como as falhas, os travamentos causados por superaquecimento acontecem com mais frequência, quando o processador é utilizado em trabalhos complexos, como jogos muito pesados, executando software ou tarefas audiovisuais complexos (jogos ou filmes travados também podem ser um sinal de superaquecimento da placa de vídeo). Travamentos causados por superaquecimento ocorrem subitamente e são normalmente resolvidos ao reiniciar o computador. Um “teste de toque" pode determinar se os travamentos são o resultado do superaquecimento. Abra o gabinete do computador e toque o dissipador de calor da CPU - uma pequena grelha de metal, cuja função é extrair o calor da CPU, com a ponta do dedo ou um termômetro. O dissipador de calor é normalmente quente, mas se queimar ao tocar ou estiver acima de 150 graus, é porque está muito quente. Se estiver completamente frio, é porque não está extraindo o calor suficiente e talvez precise ser recolocado.

Reboots Aleatórios

Rebooting se refere simplesmente a reiniciar o computador. Normalmente, os usuários reiniciam o computador por escolha, mas problemas de superaquecimento levam o computador a reiniciar aleatoriamente no meio de uma operação. Reinicializar indica a recuperação a partir de um erro, reinicializando drivers ou a sobrecarga do dispositivo, qualquer um destes podem ser causados pelo sobreaquecimento. Como outros sintomas de superaquecimento da CPU, uma variedade de problemas causam reboots aleatórios. Para reduzir a causa, verifique a BIOS do seu computador (Basic Input / Output System), que lê os níveis de temperatura. Os usuários do Windows BIOS acessam a BIOS pressionando Delete ou F2 durante a inicialização, enquanto os usuários de Mac acessam o OpenFirmware pressionando Command-Option-DE. Se a temperatura da CPU alcançar mais de 150 graus, é mais do que provável que o superaquecimento seja a causa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível