×
Loading ...

Como usar SketchUp

O SketchUp é um programa de software que permite ao usuário criar modelos em 3D no próprio computador. Trata-se de um excelente programa para elaborar desde um projeto em três dimensões para um trabalho escolar até ideias para decorar sua sala, por exemplo. O software está disponível em duas versões, uma profissional (paga) e outra gratuita, liberada para uso privado e não comercial. A empresa desenvolvedora, a Trimble, foi adquirida pelo Google, que aprimorou o software principalmente a partir da utilização de plug-ins, como o Google Earth. Confira as principais dicas para usar o Google SketchUp.

Instruções

Com o Google SketchUp, seus projetos vão sair do papel (Ulf Gähme/iStock/Getty Images)
  1. Primeiro de tudo, é preciso fazer o download do programa. Antes do procedimento ser iniciado, será necessário informar seu nome completo e e-mail no site. A versão básica é gratuita e está disponível na página oficial de SketchUp (ver Referências).

    Loading...
  2. Por ser um programa com uma série de possibilidades, ferramentas e opções, o SketchUp pode parecer um pouco complicado, mas apenas no início. Depois de instalado no seu computador, é hora de conhecer as principais funcionalidades do programa. Crie um arquivo novo e vá explorando todos os itens da barra de tarefas para ficar familiarizado com o programa.

  3. Cada instrumento que aparece na tela é explicado por uma animação do tutorial que aparece de forma automática sempre que o programa é aberto. Aproveite essa ferramenta para descobrir o que cada item faz. Se quiser desativar o tutorial, basta clicar no ícone "Desabilitar tutorial".

  4. Como exercício simples, comece modelando uma forma. Pode ser um quadrado 3D ou uma esfera.

  5. Para desenhar um quadrado, utilize a ferramenta de linha. Se preferir fazer uma esfera, a melhor opção é utilizar a ferramenta de círculos. Então, faça a forma desejada.

  6. Em seguida, repita o procedimento, só que agora faça uma forma menor que deve ser localizada no interior da forma desenhada antes. Na tela, esses dois desenhos aparecem em posição perpendicular.

  7. Se precisar, utilize a ferramenta da borracha para apagar excessos de linhas.

  8. Então, basta selecionar a ferramenta "Follow me" e clicar na forma que estiver no interior (a forma menor). Essa ferramenta cria formas 3D a partir de superfícies bidimensionais. Assim, seu quadrado ou círculo vai aparecer em três dimensões.

  9. A partir daí, é possível combinar formas, criar cenários, cores e diagramas. Use a criatividade e bom trabalho.

Loading...

Dicas

  • A versão gratuita do programa é uma boa alternativa para amadores e profissionais. Outro software na mesma linha e estilo é o AutoCAD, que tem o problema de ser um programa mais caro e mais restrito que o Google SketchUp.

Aviso

  • Se você tiver dúvidas específicas sobre como operar o programa, a melhor forma de resolvê-las é buscando respostas no próprio Google. Como o programa já tem muitos usuários, grande parte das dúvidas comuns são respondidas no próprio site do programa ou em fóruns pela rede. O site da SketchUp também possui vários vídeos explicativos.

O que você precisa

  • Computador equipado com Windows XP/Vista (ou superior) ou Mac OS 4.1 (ou superior)

Referências

Loading ...
Loading ...