Sobre o azinhavre

Escrito por cathryn whitehead | Traduzido por ingrid marçal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre o azinhavre
A exposição à umidade e ao ar pode causar um revestimento escuro, denominado azinhavre, sobre a superfície da prata, cobre e bronze (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Com o tempo, a exposição à umidade e ao ar pode causar um revestimento escuro, denominado azinhavre, sobre a superfície da prata, cobre e bronze. Algumas pessoas gostam dessas manchas e acreditam que elas caracterizam o metal, especialmente o latão, mas outras querem a cor e o brilho original de volta. A remoção dessas manchas deve ser feita com cuidado para evitar danificar o metal.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

O azinhavre é uma camada de corrosão que se forma sobre alguns metais quando submetidos a uma reação química, geralmente oxidação. A reação química ocorre entre os metais como prata, cobre, latão e alumínio em contato com substâncias químicas presentes no ar, tais como enxofre. Essa reação provoca a formação de uma película ou revestimento sobre o metal.

Prevenção / Solução

A melhor maneira de impedir a formação dessas manchas é evitando que o oxigênio, umidade e gases de sulfeto entrem em contato com o metal. Armazene-os em um armário seco tão longe quanto possível do ar, ou faça um revestimento com um verniz ou spray que impeça o contato do metal com o ar e a umidade. Teste o spray em uma área discreta para ter certeza de que o produto não deixará o metal opaco. É possível colocar fitas contra manchas com a prata ou você pode armazenar a prata em sacos plásticos livres de acido, removendo todo o ar.

Efeitos

Quando objetos metálicos mancham, ficam cobertos por um revestimento de cor cinza escuro ou preto oxidado. Muitos produtos são projetados para remover o azinhavre do metal, incluindo pastas não abrasivas e não ácidas,lã fina de aço, lixa, polidores líquidos e em pó para metais encontrados em supermercados. O óxido de ferro, mais conhecido como rouge de joalheiro, disponível em joalherias ou lojas de artesanato, remove manchas e custa menos do que polidores habituais.

Recursos

Existem muitas maneiras, que não utilizam químicas, para remover o azinhavre. Ferva uma chaleira de água. Forre o fundo de uma panela com uma folha de alumínio. Coloque o metal manchado na panela, de forma que fique em contato com o alumínio. Cubra o metal com a água fervente e adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Quando a mancha desaparecer, enxágue e seque o metal. Você também pode aplicar uma pasta, feita com farinha, sal e vinagre, sobre o metal manchado e deixar por uma hora. Lave com água morna e seque com um pano macio.

Considerações

Muitos itens em sua cozinha podem ser usados para remover azinhavre. A imersão de metais em refrigerantes de cola por dois dias, desbota e apaga as manchas. O ácido láctico é um bom removedor de azinhavre: mergulhe o metal em duas xícaras de leite misturado com duas xícaras de água morna. Misture uma xícara de suco de limão com três colheres de sopa de tartarato de potássio e 5 gotas de óleo de laranja para formar uma pasta, e esfregue-a suavemente sobre o metal, deixe secar e, em seguida enxágue com água morna e seque com um pano macio. Para evitar a formação de azinhavre, com um pano macio e em movimentos circulares, esfregue uma fina camada de azeite sobre o metal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível