Como descobrir a edição de um disco de vinil

Discos de vinil

Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images

Discos de vinil não são mais produzidos em grande quantidade como antigamente, tendo sido substituídos por meios magnéticos e depois digitais. No entanto, os lançamentos originais são agora itens de colecionador. É importante para os colecionadores identificar a edição de um álbum em vinil para estimar o valor. Comparando as informações e o design da capa do álbum a uma fonte confiável, você pode facilmente determinar a edição do disco.

Step 1

Obtenha uma lista de referência com os números de catálogo de álbuns em vinil. Uma boa fonte para isso é o guia "Rockin' Records" de Jerry Osborne. O guia, atualizado anualmente, está disponível em JerryOsborne.com. Você pode encontrar guias de anos anteriores na amazon.com. A fonte de Osborne é de longe a melhor escolha e a mais fácil de obter. Outra fonte é o catálogo lançado pela gravadora que produziu o álbum em vinil. Se estiver usando isso como guia, tenha em mente que você deve ter o catálogo que foi lançado quando o vinil estava sendo produzido. Em outras palavras, uma vez que o disco não estava mais sendo fabricado, ele não era mais incluído no catálogo da gravadora. Você pode encontrar estes catálogos em sites de leilão online, como eBay.com.

Step 2

Localize o número de catálogo na capa do álbum. Você pode encontrá-lo nas letras miúdas no rótulo do próprio disco. Também costuma ser impresso na parte de trás da capa. Embora alguns álbuns tenham códigos de barra nas capas, e esses provavelmente contenham o número de catálogo, é melhor usar o impresso em vez do que está incorporado no código de barras.

Step 3

Procure o nome do álbum e do artista no seu guia de referência. Compare o número de catálogo na capa do álbum com a lista em que você possui. De acordo com Kurt Lee, da convenção Des Moines, Record Collectors Show no estado americano de Iowa, se o número de catálogo na capa for diferente do que está na lista, o disco é considerado de segunda edição.

Step 4

Compare a logomarca e o rótulo da gravadora no disco com o que está no guia. Álbuns que são produzidos por muitos anos, como os de Elvis Presley ou dos Beatles, podem ter diferentes capas e designs de rótulos, mesmo se os números de catálogo continuarem iguais.

Step 5

Veja se o álbum é um lançamento de um clube de discos. Haverá uma pequena impressão indicando isso na capa. Segundo Lee, "A partir do início dos anos 60, os LPs era oferecidos por meio de clubes de discos através da TV e de ofertas em revistas. Um lançamento deste tipo não vai parecer diferente, mas o número de catálogo será (muitas vezes um número que começa com o prefixo "ST"). Note que a qualidade de som pode ser um pouco mais baixa em comparação com um lançamento direto da gravadora".

Step 6

Compare a capa de cartolina do álbum com a do lançamento original, retratada no guia de referência. Segundas edições e posteriores podem ter mudanças no design da capa, como as palavras "relançamento", "versão resumida" ou "previamente lançado"; áreas em branco ou fotos de outros álbuns do mesmo artista onde foi publicado o encarte na versão original; datas posteriores de produção e direitos autorais ou nomes de gravadoras diferentes. Outra mudança pode ser a substituição da capa dobrável original por uma capa única.

eHow Brasil
×