Sobre os ductos lacrimais

Escrito por juliet myfanwy johnson | Traduzido por eduardo horst maidana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre os ductos lacrimais
O ductos lacrimais drenam o fluido lacrimal normal dos olhos (Brendon Thorne/Getty Images Sport/Getty Images)

Os ductos lacrimais são pequenos e delicados canais, cuja abertura forma uma protuberância no canto de cada olho, próxima ao nariz. O propósito desses canais é agir como um dreno do olho. Os ductos lacrimais excretam o excesso de fluido do olho, enviando-o para a cavidade nasal. Os ductos, muitas vezes, são apenas percebidos quando as pessoas assistem a algum filme triste e os seus ductos não conseguem drenar todas as lágrimas, que acabam escorrendo dos olhos.

Outras pessoas estão lendo

Função

O ducto lacrimal é usado para drenar as lágrimas. Contrariamente ao conhecimento popular, o ducto lacrimal não produz as lágrimas, elas são produzidas pela glândula lacrimal, acima dos olhos. Os ductos lacrimais são as partes do trato lacrimal que você pode ver quando olha no espelho. Esses ductos drenam o excesso de lágrimas quando você chora e o direciona para a cavidade nasal, através do ducto nasolacrimal.

Características

O ducto nasolacrimal é o nome ideal para o trato lacrimal. Tanto o ducto nasolacrimal quando o saco lacrimal são ligados às glândulas que produzem líquidos. O ducto nasolacrimal corre em um longo e vazio espaço ao longo da cavidade nasal. Quando uma pessoa chora, os ductos lacrimal, nasolacrimal e o saco lacrimal trabalham juntos para bombear as lágrimas até o nariz, deixando-o congestionado. Piscar os olhos ajuda a acelerar esse processo.

Prevenção/solução

Algumas crianças nascem com uma condição do trato lacrimal chamada de obstrução congênita das vias lacrimais (OCVL). Isso significa que o ducto lacrimal não se abriu após o nascimento. Aproximadamente 6% dos bebês têm essa condição. A forma que a OCVL é diagnosticada é quando o bebê tem lacrimejamento excessivo, algumas vezes escorrendo pelo rosto, mesmo quando não está chorando. Essa condição geralmente se resolve sozinha, mas massagear gentilmente o ducto lacrimal ajuda a abri-lo. Uma criança deve ser encaminhada a um oftalmologista para um tratamento ao completar um ano de idade se a condição não se resolver naturalmente.

Significância

Sem os ductos lacrimais, as lágrimas ficariam vazando constantemente. Quando um objeto estranho entra no olho, a glândula lacrimal produz líquido extra, conjuntamente os ductos ajudam a drenar esse líquido.

Advertência

Se o ducto nasolacrimal ficar bloqueado, as lágrimas irão escorrer do olho continuamente. As pessoas que têm olhos secos precisam fechar os ductos lacrimais e receber plugues punctais que diminuem a drenagem do líquido dos olhos.

Identificação

Os ductos lacrimais são facilmente identificáveis, localizados no canto interior de cada olho. Eles têm de 12 a 15 milímetros de tamanho, coloração que varia de branco a rosa e são esponjosos ao toque. Uma vez que esses ductos se conectam diretamente à cavidade nasal, os colírios instilados no olho podem ser sentidos no nariz.

Considerações

Algumas vezes, uma remela se deposita no canto dos olhos, sobre a área do ducto lacrimal, durante o sono. A remela é uma mistura de muco, poeira e células mortas da pele que são normalmente drenadas durante o dia. À noite, ela se acumula e aparece no canto dos olhos. Elas podem ser referidas como crostas ou areia nos olhos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível