Sobre presentes de batizado

Escrito por kate lee | Traduzido por marcella narvaes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre presentes de batizado
Fica a cargo dos padrinhos e pessoas próximas a família decidirem se darão presentes no batizado (Comstock/Comstock/Getty Images)

A celebração do batismo de um bebê é uma cerimônia muito importante para as famílias. Muitas pessoas consideram o batismo como o nomeamento oficial do bebê, mesmo que ele tenha recebido um nome legal e o certificado de nascença meses antes. Muitos pais escolhem padrinhos para a cerimônia que podem servir como conselheiros espirituais para a criança conforme ele cresce. Tradicionalmente, os padrinhos podem dar uma colher de prata de presente. Por isso em inglês surgiu a frase: “born with a silver spoon in his mouth” (nascer com uma colher de prata na boca, tradução livre) que em português é mais conhecida como "nascer em berço de ouro".

Outras pessoas estão lendo

Características

Presentes de batizado não são necessários vindos de familiares ou amigos, mesmo se eles participarem da cerimônia. Contudo, padrinhos, avôs e outros membros familiares mais próximos, como amigos, podem escolher dar um presente. Além de receber presentes para o bebê, muitos pais decidem dar algo simbólico de agradecimento aos padrinhos, como uma foto emoldurada com o nome do bebê, a data ou algo similar. Alguns pais também podem dar uma doação monetária para o padre que está realizando a cerimônia ou um presente pequeno para o pastor.

Hora da entrega do presente

Muitos dos presentes são dados no dia do batizado, já que a maioria das famílias realizam um pequeno encontro depois do culto. Contudo, aqueles que desejam dar um presente que possa ser usado no batizado, como um véu, roupa, babador, touca ou sapatinhos de bebê, devem contar aos pais sobre o presente antes da cerimônia e entregá-lo antes. Desse modo, eles podem se preparar para o batizado e não comprar itens duplicados. Para aqueles que não poderão comparecer à cerimônia, é interessante mandar um presente logo depois.

Tipos

Alguns presentes comuns de batizado incluem lembrancinhas como pequenas estatuetas, cobertores, travesseiros, fotos emolduradas e álbuns de fotos ou certificados emoldurados. Muitas pessoas preferem dar presentes personalizados ou comemorativos, como cálices pratas ou pulseiras com o nome do bebê e a data. Padrinhos e membros familiares podem dar um presente com significado religioso, como uma bíblia para crianças, uma cruz decorativa ou um carneiro de pelúcia. Em alguns países também é comum que possam aproveitar a oportunidade para dar presentes herdados da família.

Tamanho

Os presentes de batizado podem variar entre cartões com palavras sinceras a pequenos presentes simbólicos de parabéns ou agradecimentos. Avôs e membros familiares próximos podem querer aproveitar a oportunidade para dar à criança um presente mais considerável, como uma lembrança, caixa de música, vale-presente para uma loja de bebê, ou uma contribuição para a conta poupança para futuros gastos educacionais.

Considerações

Quando estiver pensando se deve dar um presente de batizado, saiba que membros familiares e amigos não são obrigados a dar nenhum presente, além de parabéns e seus melhores desejos. Como os pais já devem ter feito um chá de bebê e/ou uma comemoração do nascimento, todos, com exceção dos familiares mais próximos e padrinhos, podem se sentir desobrigados de dar outro presente. Aqueles que desejam dar um, devem considerar se darão uma lembrança personalizada tradicional, ou um presente que os pais podem achar útil.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível