Como ser mais sociável e menos inseguro

Escrito por ann mazzaferro | Traduzido por monica da costa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ser mais sociável e menos inseguro
Esconder o seu sorriso pode aumentar seus sentimentos de insegurança (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Enquanto uma certa quantidade de auto-consciência pode ser positiva e ajudá-lo a navegar por situações sociais complicadas, sentimentos agudos de auto-consciência pode inibir você e dificultar a sua capacidade de fazer amizades e outras conexões sociais. Acabar com esses sentimentos de inadequação e medo pode ser um processo difícil, e você pode achar útil a orientação de um profissional terapeuta ou psiquiatra. Dar pequenos passos para aceitar a si mesmo e se conectar com o mundo ao seu redor pode ajudá-lo a ser mais sociável e menos inseguro.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Aceite e celebre os seus próprios interesses e paixões. Muitas vezes, aqueles que se sentem muito inseguros botam para baixo a sua própria personalidade, na tentativa de não chamar atenção negativa para si. Se você quiser usar cores brilhantes ou se juntar ao clube de arte, mas não o faz por medo das pessoas o julgarem negativamente, você se afasta de coisas maravilhosas que poderiam ser o resultado de ser você mesmo. Comece pequeno, com uma cor forte no esmalte de unhas ou decorando a frente de sua pasta com um de seus desenhos. As pessoas vão perceber você, mas eles vão perceber-lo porque você é confiante o suficiente para ser você mesmo. Estender a mão para as pessoas que compartilham seus interesses também ajuda a fazer novos amigos e construir redes sociais.

  2. 2

    Pare de se comparar com as outras pessoas. Se você entrar em uma sala lotada e imediatamente começar a se sentir inseguro, é em parte devido ao fato de que você está se comparando com as outras pessoas ("Eles são todos mais bonitos / inteligentes / legais do que eu sou") e temendo suas represálias. Na realidade, as pessoas ao seu redor são consumidas com suas próprias inseguranças e pensamentos, assim como você. Quando você se comparar com as pessoas ao seu redor, dê um basta aos seus pensamentos negativos imediatamente, listando três coisas que você gosta em si mesmo. Elas podem ser pequenas coisas (cor do cabelo, uma habilidade particular) ou grandes, mas você vai começar a comemorar o positivo em si mesmo e esmagar o juízo que faz de você inseguro.

  3. 3

    Faça questão de sorrir para as pessoas que você encontra ao longo do dia. Quando você sorri para alguém, as partes do cérebro que controlam o mimetismo são acionadas, o que significa que a pessoa involuntariamente quer sorrir de volta. Sorrisos comunicam felicidade e confiança, e quando você acionar um sorriso, você automaticamente estimula sentimentos de alegria na outra pessoa. Sorrir o ajuda a sair de sua própria auto-consciência e faz com que as outras pessoas o percebam como amigável e social.

  4. 4

    Diga uma coisa agradável a um estranho, uma vez por dia. Enquanto nos lembramos das pessoas que nos julgam ou nos ridicularizam, nós também lembramos as pessoas que agraciaram o nosso dia com um elogio. Não precisa ser uma declaração enorme cheia de hipérboles, mas dizer algo de bom para alguém pode ter um efeito muito positivo. Dizer à menina da sua frente na fila do café que você gosta de seus sapatos, ou felicitar um colega em um projeto bem-sucedido demonstra que você é atento, confiante e gentil, três qualidades importantes em um grande amigo. Isso também lhe ajuda a sair de sua zona de conforto e pode levar a conversas e novas conexões sociais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível