Como fazer "Space Invaders" no YoYo GameMaker

Escrito por doug vintage | Traduzido por fernanda m. blauvelt
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer "Space Invaders" no YoYo GameMaker
Faça o jogo Space Invaders (Comstock/Comstock/Getty Images)

O GameMaker é um mecanismo simples de desenvolvimento de jogos, criado por Mark Overmars e desenvolvido pela YoYo Games. Ele acelera o processo de desenvolvimento, permitindo que os programadores partam de uma ideia simples para um protótipo totalmente funcional em questão de minutos. Isso pode ser conseguido através da interface intuitiva de arrastar e soltar, que limita a quantidade de código requerida. O "Space Invaders", jogo clássico de Taito, é facilmente imitado com os muitos objetos padrão e funções de imagem encontradas no GameMaker. Mesmo esse processo sendo relativamente simples, um entendimento básico do programa é necessário.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Criando o objeto jogador

  1. 1

    Selecione "Create Sprite" do menu de recursos, na principal barra de ferramentas, no topo da janela do programa. Clique no botão "Edit Sprite" e use as ferramentas de desenho para criar uma imagem para o jogador. Clique em "Ok" para salvá-lo.

  2. 2

    Crie outra imagem para representar o projétil que é disparado pelo objeto jogador. Essa imagem deve ser de 2x2 pixels.

  3. 3

    Selecione "Create Object" do menu Resources. Clique o botão "Sprite" e selecione a imagem do projétil que foi criada antes. Clique em Ok para salvar o objeto. Crie outro objeto e selecione a imagem do jogador da caixa Sprite. Clique no botão "Sprite" e selecione a imagem do jogador que foi criada antes. Clique em "Add Event" e selecione "Left" na caixa de menu. Adicione mais três eventos para as entradas "Right", "Space" e "No Key".

  4. 4

    Destaque o evento "No Key", na sessão Events da janela de propriedades do objeto. Clique e arraste o ícone "Move Fixed" na janela Actions. Clique no centro do ícone no diagrama Directions, e então entre com o valor "0" no campo de entrada de velocidade de texto.

  5. 5

    Clique e arraste o ícone "Move Fixed" na janela Left Event Actions. Clique no ícone da esquerda no diagrama Directions, e então entre com o valor "2", no campo de entrada de velocidade de texto. Repita o processo para a janela Right Event Actions, clicando no ícone à direita no diagrama Directions.

  6. 6

    Clique e arraste o ícone "Create Moving" na janela de Space Event Actions. Selecione o objeto projéil da caixa. Entre com o valor "5", no campo de entrada de velocidade de texto. Entre com "90" como a direção do objeto projétil. Clique na caixa "Relative" na parte de baixo da janela, e então clique em Ok para voltar ao menu de propriedades do objeto. Clique em Ok para salvar o objeto jogador.

    Criando o objeto invader

  1. 1

    Crie uma imagem para representar os invasores alienígenas. Crie um novo objeto e selecione a imagem de invader da caixa. Adicione novos eventos do objeto invader, chamados "Create", "End Step" e "Outside Room".

  2. 2

    Adicione o código seguinte ao evento Create do objeto invader:

    direction = obj_control.move_direction; speed = obj_control.move_speed;

  3. 3

    Adicione o seguinte código ao evento End Step do objeto invader:

    direction = obj_control.move_direction; speed = obj_control.move_speed; if obj_control.dropping = "yes" { y = y + 10; }

  4. 4

    Adicione o seguinte código ao evento Outside Room do objeto invader:

    obj_control.move_direction = obj_control.move_direction + 180; obj_control.move_speed = obj_control.move_speed + .2; obj_control.dropping = "yes";

  5. 5

    Adicione um evento "Collision" para o objeto invader. Selecione o objeto projétil da caixa do Collision. Clique e arraste o ícone "Destroy Instance", na janela Actions do objeto invader. Clique em Ok para salvar.

    Criando o objeto controle

  1. 1

    Crie um novo objeto, mas não selecione uma imagem. Coloque o nome como "obj_control". Adicione os eventos "Create" e "End Step" ao objeto controle.

  2. 2

    Adicione o seguinte código ao evento Create do objeto controle:

    move_direction = 180; move_speed = 2; dropping = "no";

  3. 3

    Adicione o seguinte código ao evento End Step do objeto controle:

    if dropping = "yes" { dropping = "no"; }

  4. 4

    Clique Ok para salvar o objeto controle.

    Assimilando os objetos

  1. 1

    Selecione "Create Room" do menu de recursos.

  2. 2

    Clique na aba "Objects", na janela Room Properties. Adicione objetos à sala selecionando-os embaixo da aba Objects e clicando na janela game room. Coloque o objeto jogador na parte de baixo da tela. Coloque o objeto controle em um dos cantos da sala. Coloque os objetos invader em um padrão de grade ao longo da parte de cima da tela.

  3. 3

    Clique em Ok duas vezes para salvar a sala e retornar ao menu principal do programa. Clique em "Run the Game" para testar a sua versão do "Space Invaders".

Dicas & Advertências

  • As instruções acima irão ajudá-lo a criar a base do jogo "Space Invaders". Você pode expandir o jogo adicionando alguns detalhes. Crie salas múltiplas com imagens de invaders diferentes para simular ondas diferentes de inimigos. Transite entre ondas ao adicionar um evento "Next Room" no objeto controle. Adicione efeitos de som e música ao jogo selecionando "Create Sound", no menu Resources.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível