Como substituir um bico injetor de um Hyundai Santa Fe

Escrito por ehow contributor | Traduzido por thiago andre scarani
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Como substituir um bico injetor de um Hyundai Santa Fe
Caso tenha um problema com um dos bicos injetores, o motor falhará até que ele seja substituído (full dashboard image by alwayspp from Fotolia.com)

O Hyundai Santa Fe usa bicos injetores para misturar o combustível com o ar sob pressão. Antigamente, os carburadores faziam esta mesma função de forma passiva, mas a injeção eletrônica fez com que ficassem obsoletos no final dos anos 1980. Os bicos injetores são programáveis, de forma que podem lidar com diferentes tipos de combustíveis, mas são compostos por apenas um bico e uma válvula, ainda precisam que uma bomba pressurize o combustível.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Kit de bico injetor
  • Conjunto de chaves soquete
  • Torquímetro

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Instruções

  1. 1

    Determine o modelo do bico injetor do seu Santa Fe, que depende não apenas da marca e modelo do carro, mas também do motor. Os modelos fabricados entre 2001 e 2006 podem usar os motores Delta 2.7 ou Sigma 3.5, e os modelos fabricados após 2006 usam motores 2.7 ou 3.3.

  2. 2

    Alivie a pressão do sistema de alimentação e desconecte o cabo negativo da bateria com uma chave soquete. Solte as mangueiras do respiro de ar e do arrefecimento do motor e desligue o cabo do acelerador para conseguir remover o corpo de borboleta.

  3. 3

    Desconecte a válvula de ventilação positiva do cárter e a mangueira do hidrovácuo com uma chave soquete. Tire a tampa do bico injetor e solte a mangueira de combustível de alta pressão e o chicote elétrico do bico.

  4. 4

    Remova o tubo de alimentação de combustível do coletor de admissão com uma chave soquete e tire-o do compartimento do motor, juntamente com os bicos injetores e o regulador de pressão. Agora, você já pode tirar o bico injetor deste tubo. Descarte o O-ring e a arruela do bico.

  5. 5

    Lubrifique o O-ring do bico injetor com gasolina antes de instalá-lo. Coloque o bico injetor novo no tubo de alimentação, girando-o para esquerda e para a direita para assegurar que o O-ring não ficou travado.

  6. 6

    Recoloque o tubo de alimentação de combustível e use o torquímetro para aplicar um torque entre 17,6 e 24,4 Nm em seus parafusos. Para terminar a instalação, inverta os procedimentos de remoção.

  7. 7

    Ligue o motor e veja se está funcionando corretamente.

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