Mais
×

Como substituir um cabo do acelerador de um Scooter

Atualizado em 23 março, 2017

A maioria dos scooters utiliza um tipo de cabo do acelerador que se ativa no punho para aumentar o fluxo de combustível ao motor. O cabo se comprime quando o punho do acelerador é retraído, puxando o deslizante do carburador. Desse modo, o motor recebe mais combustível, o conjunto funciona em velocidade maior e produz mais força. Entretanto, os cabos são feitos de aço e eventualmente se quebram. Para substituí-los, é necessário instalar um novo cabo.

Instruções

O cabo do acelerador é conectado ao punho direito de um scooter (Vespa Scooter Seat image by Billy Tait from Fotolia.com)
  1. Use uma chave de fenda para soltar e remover os parafusos que mantêm o cabeçote do scooter selado. Abra a tampa do cabeçote o suficiente para conseguir acessar o cabo do acelerador. Localize o cabo que está conectado à haste do punho. Identifique a carcaça do cabo para percorrer pelo compartimento do scooter.

  2. Utilizando sua a mão, abra o assento do scooter ou o painel lateral para acessar o carburador. Localize o cabo do acelerador e a carcaça que se conectam à tampa do carburador. Verifique se o cabo velho já está cortado dando um puxão. Corte esse cabo com snippers no carburador ou na extremidade do punho. Retire completamente o cabo velho da carcaça.

  3. Jogue o cabo velho fora. Use uma chave crescente ou chave de fenda para abrir a tampa do carburador. Retire-a para expor o interior do deslizante do acelerador. Insira uma ponta do cabo novo pela abertura da tampa, de dentro para fora, até que fique apenas a ponta com interrupção de chumbo. Posicione essa ponta dentro do deslizante para se encaixar em sua cavidade -- desse modo, o cabo abrirá o deslizante para obter mais combustível. Reconecte a tampa no compartimento do carburador.

  4. Pegue a ponta solta do carburador e cubra-a com graxa utilizando sua mão. Espalhe por todo o cabo, menos a ponta. Insira-o na carcaça perto do carburador. Coloque-o para dentro da carcaça até a outra ponta sair da carcaça no cabeçote perto do punho do acelerador. Alinhe a ponta do cabeçote com a polia da ponta de dentro do punho.

  5. Coloque um parafuso de aperto na ponta do cabo no cabeçote para que não haja folgas. Use uma chave de fenda para apertar o parafuso. Insira o cabo e o parafuso no encaixe da polia. Se não estiver firme, refaça todo o processo. Puxe o punho do acelerador para verificar se a polia está puxando o cabo do acelerador corretamente. Veja o carburador e confirme se o deslizante do carburador também está sendo puxado.

  6. Recoloque a tampa do cabeçote e reaperte-a com os parafusos utilizando a chave de fenda. Ligue o scooter e faça um teste com o acelerador para confirmar se o motor está respondendo corretamente.

Dicas

  • A maioria das lojas de eletrônicos tem parafusos de aperto no estoque. Peça para um funcionário te mostrar a seção em que eles ficam.

Aviso

  • Não instale o cabo sem engraxá-lo primeiro. A fricção dentro da carcaça vai desgastar o cabo de aço, o qual vai se romper e, consequentemente, você teria que substituí-lo novamente.

O que você precisa

  • Chaves de fenda
  • Snippers do cabo
  • Cabo do acelerador novo
  • Trapos
  • Graxa
  • Parafuso de aperto
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article