on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como substituir canos de ferro fundido por tubos de PVC

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A reforma de um banheiro ou cozinha geralmente exige a substituição de tubulações antigas de esgoto ou drenagem feitas de ferro fundido. Acessar o esgoto será a parte mais difícil do projeto. Os canos de ferro fundido costumam localizar-se sob o piso em residências que não têm um segundo andar. Se o banheiro ficar no segundo piso, também poderá haver encanamento no teto e nas paredes. A substituição dos canos de ferro por tubos de PVC não é um trabalho para amadores. Caso tenha qualquer dúvida, considere a possibilidade de chamar um profissional para executar essa parte da reforma.

Instruções

A substituição dos canos de ferro por tubos de PVC não é um trabalho para amadores (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Limpe o máximo de ferrugem e/ou tinta que puder da superfície do cano de ferro fundido. Você pode utilizar um martelo e uma talhadeira, uma lixa ou uma esmeriladeira. Quanto mais lisa a superfície do cano, melhor.

    Loading...
  2. Corte o trecho do cano de ferro fundido com o cortador tipo corrente. Você também pode utilizar uma serra sabre equipada com lâmina de ferro fundido.

  3. Meça a distância entre os cortes e desconte 1,2 cm para expansão.

  4. Marque e corte o novo trecho do tubo de PVC com uma serra específica para esse material.

  5. Remova quaisquer imperfeições das pontas do tubo de PVC cortado utilizando uma ferramenta para remover rebarbas.

  6. Encaixe uma conexão flexível em cada ponta do tubo novo de PVC.

  7. Centralize o tubo de PVC entre o ferro fundido e encaixe as conexões até a metade sobre os canos de ferro.

  8. Aperte as braçadeiras de aço das conexões flexíveis utilizando o torquímetro.

  9. Abra todas as torneiras e dê descarga nos sanitários ligados à rede de esgoto. Deixe o máximo de água que puder passar pela tubulação consertada para verificar se há vazamentos.

Loading...

Dicas

  • Se possível, bloqueie a ponta da tubulação de esgoto com uma bola de ensaio e, em seguida, encha o encanamento com água para verificar se há vazamentos.

Aviso

  • Canos de ferro fundido são pesados e, por esse motivo, talvez precise de um ajudante para remover a peça que estiver cortando.
  • Siga as instruções do fabricante quanto à segurança e operação dos equipamentos quando estiver utilizando uma ferramenta elétrica.

O que você precisa

  • Cortador de tubos tipo corrente para ferro fundido
  • Fita métrica
  • Tubo de PVC
  • Serra para PVC
  • 2 conexões flexíveis
  • Torquímetro para conexões sem bolsa

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...