Como substituir carvão por coque para derreter ferro

Escrito por john derrick | Traduzido por thiago andre scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como substituir carvão por coque para derreter ferro
O ferro é usado para fazer muitas coisas como, por exemplo, portões (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

O ferro é um metal magnético de coloração branca acinzentada. Ele é refinado a partir de seu minério, que é impuro por conter elementos como o oxigênio. É, então, derretido em uma fornalha, na presença de agentes redutores a base de carbono, como coque ou carvão, para remover o oxigênio, obtendo assim o ferro puro. O carvão pode ser usado caso o minério possua um ponto de fusão alto, e pode ser substituído pelo coque quando o ferro começar a derreter.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Prepare uma fornalha. Faça suas paredes usando tijolos resistentes ao calor, como os de cimento, chamote ou gipsita. Você também pode usar uma cerâmica de alto ponto de fusão, feita de sílica ou alúmina. Deixe uma abertura na parte superior, e duas na inferior, para colocar o combustível e para soprar ar em seu interior, usando um fole.

  2. 2

    Coloque o carvão na fornalha através do buraco inferior. Acenda-o. Coloque suas luvas protetoras, e deixe o fogo queimar no interior da fornalha, para eliminar a umidade. Caso a umidade entre em contato com o ferro derretido e o carvão, o conjunto pode até mesmo explodir.

  3. 3

    Divida o minério em pequenos pedaços, usando um martelo de forja. Quanto menores forem os pedaços, mais rapidamente derreterão. Recolha-os usando um recipiente de ferro fundido e coloque-os no carvão que está queimando.

  4. 4

    Insira o fole na fornalha, pelo buraco do fundo. Use-o para soprar ar no interior da fornalha, garantindo que o fogo esteja na altura correta e que a temperatura não caia. Use um recipiente de ferro fundido para colocar mais carvão na fornalha.

  5. 5

    Use óculos de proteção, e veja se há alguma bolha na fornalha, indicando o derretimento do minério. Substitua o carvão por coque. O coque não produz tanto calor quanto o carvão, mas dura mais tempo.

  6. 6

    Use o recipiente de ferro fundido para pegar pedaços de coque, e coloque-os no fogo. Continue sobrando ar, usando o fole. O ar quente pressurizado vai fazer o coque queimar mais rapidamente, produzindo monóxido de carbono, que reage com o calor e derrete ainda mais o ferro.

  7. 7

    Mexa o coque incandescente e o ferro que está derretendo com um bastão de ferro. O coque age como um agente redutor, e remove o oxigênio do ferro enquanto ele derrete. Permita que o ferro derreta completamente, por cerca de 12 a 15 minutos.

  8. 8

    Adicione pequenas quantidades de pedras calcárias ao ferro derretido e ao coque, para remover as impurezas do ferro derretino. As pedras calcárias se misturarão às impurezas, e boiarão sobre o ferro derretido.

  9. 9

    Abra o buraco da parte inferior da fornalha para que o ferro derretido e as impurezas escoem. Após o ferro esfriar, ele se endurecerá, e formará ferro puro, com ponto de fusão de 1.513 graus Celsius.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível