Mais
×

Como substituir o controlador de domínio do Windows

Atualizado em 21 julho, 2017

Há momentos em que você pode querer substituir o controlador de domínio Windows Server por um novo, ou porque você está atualizando para a versão mais recente do Windows, ou simplesmente porque você quer aumentar o desempenho da rede com uma nova peça de hardware.

Instruções

Aprenda a substituir o controlador de domínio do Windows por uma versão mais atual (computer image by peter Hires Images from Fotolia.com)

    Pré-requisitos

  1. Garanta que a rede contém apenas um único domínio com um único controlador de domínio, e que o controlador de domínio seja o Windows Server 2003 ou superior.

  2. O único controlador de domínio deve executar todos os serviços básicos de rede, tais como DHCP, DNS, WINS, bem como serviços de arquivo e impressão.

  3. Não deve haver aplicações de servidores adicionais executando em seu controlador de domínio, tais como SQL ou Exchange.

    No novo controlador de domínio

  1. Instale o novo servidor com o Windows Server 2003 (ou superior). Em seguida, promova o seu novo servidor para um controlador de domínio, vá para "Start"(iniciar), "Run"(executar), "dcpromo.exe" e "OK".

  2. Promova o novo controlador de domínio para agir como um servidor de catálogo global. Para fazer isso, abra "Active Directory Sites and Services" (diretório ativo de sites e serviços) e clique duas vezes em seu controlador de domínio de destino. No painel de detalhes, clique com o botão direito em "NTDS Settings" e selecione "Properties"(propriedades). Na guia "Geral", marque a caixa ao lado de "Global Catalog" (catálogo global), em seguida, reinicie o servidor para que as alterações tenham efeito.

  3. Instale o serviço Servidor DNS em seu novo controlador de domínio e defina o IP local do novo controlador de domínio como o servidor de DNS. Opcionalmente, se a rede utiliza WINS, você também pode instalar o serviço WINS em seu novo controlador de domínio e alterar as configurações de IP do controlador de domínio para apontar para o endereço IP local como o endereço IP do servidor WINS.

  4. Passe os Flexible Single Master Operations (FSMO) para o novo controlador de domínio. Para isso, vá em "Start" (iniciar), "Programs" (programas), "Administrative Tools" (ferramentas administrativas) e "Active Directory Users and Computers." Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do "Active Directory Users and Computers" (diretório ativo de usuários e computadores) e clique em "Operation Masters" (mestre de operações). Selecione as funções que você deseja transferir para o novo controlador de domínio. Na caixa de diálogo "Change Operations Master" (mudança de operações master), clique em "Change" (alterar). Em seguida, clique em "OK" para confirmar que deseja transferir a função para o novo controlador de domínio.

  5. Instale o servidor DHCP em seu novo controlador de domínio e migre suas configurações de DHCP do servidor antigo. Também instale aplicativos necessários de terceiros, tais como software de backup e aplicativos de antivírus.

    No velho controlador de domínio

  1. Rebaixe o antigo controlador de domínio de ser um servidor de catálogo global. Para fazer isso, como você fez com o novo controlador de domínio, abra "Active Directory Sites and Services" (diretório de sites e serviços) e clique duas vezes em seu controlador de domínio de destino. No painel de detalhes, clique com o botão direito em "NTDS Settings" e selecione "Properties"(propriedades). Na guia "General" (geral), desmarque a caixa de seleção ao lado de "Global Catalog" para remover a função de catálogo global. Em seguida, terá de reiniciar o servidor para que as alterações tenham efeito.

  2. Rebaixe o antigo controlador de domínio, removendo o status do mesmo. Para fazer isso, vá em "Start" (iniciar), "Run" (executar), "dcpromo.exe" e "OK". Quando o Assistente de Instalação do Active Directory começar, marque a caixa "Remove Active Directory". Siga as instruções conforme necessário para concluir esta tarefa.

  3. Migre as configurações da impressora para o novo controlador de domínio usando a ferramenta "Windows Print Migrator 3.1". Em seguida, migre as configurações do servidor de arquivos com o "File Server Migration Toolkit Microsoft." Desinstale outros serviços desnecessários no controlador de domínio antigo.

  4. Edite os perfis de seus usuários e/ou scripts de logon para usar o novo controlador de domínio como seu servidor de arquivos e impressão.

  5. Registre computadores de todos os usuários do seu domínio usando ipconfig/release e ipconfig/renew.

O que você precisa

  • 2 servidores

Referências

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article