Como substituir o filtro de combustível de um motor de popa Mercury de 15 HP

Escrito por will charpentier | Traduzido por valeria jardim
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Como substituir o filtro de combustível de um motor de popa Mercury de 15 HP
O filtro de combustível dos motores de popa Mercury de 15 hp são fáceis de serem substituídos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O motor de popa Mercury de 15 hp só tem um filtro de combustível substituível, o filtro em linha encontrado na mangueira de combustível, perto do carburador. A troca do filtro de combustível faz parte da manutenção cotidiana associada à primavera, a estação preparatória para a temporada de passeios de barco no verão. Visto que a mangueira de combustível passa através do filtro, é importante - quando reinstalar o novo filtro - que se insira as duas pontas da mangueira de combustível dentro das extremidades corretas do filtro.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Alicate
  • Pano limpo
  • Mangueiras de combustível, SAEJ1527, Tipo A1 aprovadas pela USCG
  • Braçadeiras

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Instruções

  1. 1

    Aperte as abas das braçadeiras da mangueira com um par de alicates para liberá-las. Deslize as braçadeiras da mangueira para longe da parte mais elevada da entrada do filtro e dos bicos de saída de combustível.

  2. 2

    Coloque um pequeno recipiente por baixo do filtro para atuar como uma bacia quando retirar as mangueiras do filtro. Segure a mangueira que vem do tanque de combustível com uma mão e o filtro com a outra e, suavemente, mas com firmeza, puxe as mãos em direções opostas, puxando a mangueira do filtro de combustível. Deixe drenar qualquer combustível que estiver dentro do filtro ou da mangueira de combustível. Note que o filtro de combustível possui uma seta mostrando a direção na qual o combustível flui: a seta aponta para a extremidade de saída do filtro, a qual é ligada à mangueira do carburador, a mangueira do tanque de combustível é ligada à extremidade de entrada do filtro. Puxe para fora do filtro, da mesma maneira, a mangueira que leva do filtro ao carburador.

  3. 3

    Limpe as mangueiras com um pano limpo para remover qualquer gordura que esteja perto da conexão e verifique a mangueira de perto. Se a impressão original, a especificação e homologação da mangueira, ainda estiverem visíveis, deve se ler "SAEJ1527 - USCG Approved Type A1" ("SAEJ1527, Tipo A1 aprovadas pela USCG"). Este tipo de mangueira, A1, é menos permeável do que outras mangueiras e é o único tipo de mangueira aprovado pela Guarda Costeira dos EUA (USCG) para conexões de combustível em carburadores. A outra designação é a descrição "Society of Automotive Engineers" para mangueiras produzidas para suportar os problemas decorrentes do uso de gasolina que contém metanol.

  4. 4

    Verifique as mangueiras de combustível, tanto a partir do tanque ao filtro, quanto a partir do filtro ao carburador. Enquanto você estiver substituindo o filtro, aproveite a oportunidade para verificar e, se necessário, substituir as mangueiras se elas estiverem rachadas, quebradiças ou se você não conseguir ler qualquer indicação de descrição SAE ou da homologação USCG. Se você descobrir mais tarde durante a limpeza que as mangueiras eram do tipo apropriado, com a descrição SAEJ1527 coberta por fuligem, limpe e verifique se as mangueiras ainda podem ser usadas como peças de reposição de emergência ou em sua oficina.

  5. 5

    Aperte as abas de uma nova braçadeira e deslize-a para a extremidade da mangueira que vem do tanque de combustível; as braçadeiras enfraquecem com o tempo de uso, da mesma forma, as mangueiras de combustível tornam-se frágeis e racham. Verifique o filtro de combustível e localize a seta que aponta para a extremidade de saída do filtro, em direção ao carburador. Realize a instalação por completo na mangueira de combustível do tanque dentro da extremidade de entrada do filtro de combustível. Deslize a braçadeira sobre a parte elevada do bocal do filtro, coloque a braçadeira no lugar e libere a pressão na mesma. Repita este processo para instalar a mangueira do carburador na extremidade de saída do filtro de combustível.

  6. 6

    Pressurize o sistema de combustível com a bomba de injeção do motor e verifique se há vazamentos nas conexões.

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