Como suprimir os sentimentos de estar emocionalmente ferido

Escrito por colby phillips | Traduzido por débora sousa
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Como suprimir os sentimentos de estar emocionalmente ferido
Aceitar as emoções negativas é um dos segredos para a cura de traumas (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Após um evento traumático, a tentação pode ser de se "fechar", suprimindo seus pensamentos e emoções. No entanto, os psicólogos concordam que a supressão emocional é a resposta errada por dois motivos: tentar reprimir uma emoção, na verdade, tende a torná-la mais forte; e as emoções precisam ser reconhecidas para ocorrer a cura. Se você estiver nessa situação, é possível controlar suas emoções reformulando, contextualizando, tranquilizando-se e encontrando um significado em sua experiência.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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Instruções

  1. 1

    Reformule a emoção. Concentre-se nos aspectos positivos da situação. Por exemplo, se você estiver sofrendo pelo fim de um relacionamento romântico, visualize as oportunidades que você terá agora para conhecer novas pessoas e ter novas experiências. Lembre-se dos seus pontos fortes em vez de insistir nas suas dúvidas e inseguranças. Permita que isso seja um trabalho em curso.

  2. 2

    Contextualize a emoção. Pergunte a si mesmo sobre as circunstâncias que causam esses sentimentos atuais. Repare se você está se sentindo estressado, desvalorizado, exausto, super estimulado ou paralisado. Separe o desencadeador emocional (por exemplo, uma situação estressante no trabalho) da causa de origem (a dor emocional da perda). Esteja presente para si mesmo sem julgamento, reconhecendo suas emoções sem tentar resolvê-las.

  3. 3

    Empenhe-se em acalmar a si mesmo. Lembre-se que você só tem que sobreviver um dia (ou hora) de cada vez, e que as coisas serão melhores amanhã. Diga a si mesmo: "A dor que eu estou sentindo é muito real, mas eu posso viver com isso porque ela não é infinita e eu sou mais forte do que a dor. Houve uma época antes de começar e isso há de acabar. No futuro, vou olhar para esse momento como qualquer outra parte da minha experiência, uma da qual eu aprendi e cresci".

  4. 4

    Encontre um significado na sua experiência. Muitas pessoas recorrem a recursos de tradições religiosas e espirituais que lhes dão esperança e determinação em tempos difíceis. Outros se voltam para a arte, música, natureza ou amizade. Se você acredita que há uma razão para tudo, esteja aberto para os significados mais profundos que podem ser encontrados em sua perda. Lembre-se que há outras pessoas que viveram perdas semelhantes e sobreviveram, e que você não está sozinho.

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