×
Loading ...

Como fazer uma surdina para bombardinos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Adicionar uma surdina a um instrumento metálico muda de forma perceptível seu timbre e ressonância. A surdina é empregada principalmente como um dispositivo de estilo e é essencial para certos gêneros de música (o que seria de uma apresentação de jazz em um clube sem o som suave da surdina de um trompete de aço). A física por trás de uma surdina de bombardino (ou eufônio) é bastante simples — colocar um objeto no bocal do instrumento para afetar as ondas sonoras —, o que significa que não é muito difícil fazer uma versão rudimentar da peça.

Instruções

  1. Coloque o funil no bocal do bombardino. Ele deverá ficar livre dentro do instrumento, com a boca tocando o bocal do instrumento. Se o funil for muito grande (e não alcançar o bocal), use um menor. Um funil muito pequeno (que fique abaixo do bocal) ainda poderá ser usado.

    Loading...
  2. Corte três pedaços de cortiça e cole-os uniformemente no exterior do funil, usando a pistola de cola quente.

  3. Use uma navalha para cortar a parte superior do galão de água.

  4. Cole o topo cortado do galão no funil, criando uma tampa. Apare as bordas com a navalha para deixá-las uniforme, a menos que deseje deixar um pouco pendurado para criar uma surdina de estilo "xícara".

  5. Coloque a surdina dentro do bocal do bombardino, de forma que a cortiça fique levemente para dentro. Deverá haver algum espaço entre os lados da surdina e o interior do bocal. Se não houver, remova a surdina e cole pedaços mais grossos de cortiça nas laterais.

Loading...

O que você precisa

  • Funil grande (no mínimo de 28 a 30 cm de diâmetro)
  • Cortiça
  • Pistola de cola quente
  • Bastões de cola
  • Navalha
  • Galão de água

Referências

Loading ...
Loading ...