Mais
×

Como o tabagismo afeta os vasos sanguíneos?

O tabagismo tem um impacto negativo em muitas partes do seu corpo. Ele pode levar a doenças cardíacas, câncer, acidente vascular cerebral, aterosclerose e muitos outros quadros. Enquanto algumas partes do corpo são afetadas somente depois de anos de tabagismo, outras, como os vasos sanguíneos, são afetadas imediatamente.

Como o tabagismo afeta os vasos sanguíneos? (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Pele

Fumar provoca constrição dos vasos sanguíneos nas camadas externas da pele, o que significa que ela não recebe o oxigênio e os nutrientes necessários do sangue. A falta de oxigênio e nutrientes, especialmente vitamina A, faz a pele envelhecer mais rápido. Ela se torna seca e forma rugas.

Doença vascular

Fumar apenas um cigarro estreita os vasos sanguíneos e diminui a circulação por até 45 minutos. A constrição dos vasos sanguíneos dos pés é especialmente problemática. Quando os vasos sanguíneos dos pés ou pernas ficam bloqueados, desenvolve-se doença vascular periférica e pode ocorrer gangrena. A falta de oxigênio em capilares pode levá-los a tornarem-se artérias inflamadas e bloqueadas. Uma infecção resultante, geralmente a gangrena, pode forçar amputações.

Visão

Os vasos sanguíneos dos olhos são particularmente sensíveis e podem ser danificados pelo fumo. Eles podem tornar-se vermelhos e coçar, e você pode, eventualmente, perder parte ou a totalidade de sua visão. Fumar mais de 20 cigarros por dia dobra o risco de desenvolver degeneração macular, uma doença incurável que danifica os olhos e provoca a perda da visão central.

Fluxo sanguíneo

O interior de cada vaso é revestido com uma fina camada de células para manter o sangue fluindo suavemente. O monóxido de carbono do fumo danifica essas células, e gordura e placas grudam nas paredes dos vasos sanguíneos. Em seguida, a nicotina provoca o crescimento de novos vasos sanguíneos no interior dos já existentes para fornecerem nutrientes para a gordura e para as placas. Isso causa o endurecimento das artérias e faz com que veias e artérias fiquem entupidas e se estreitem mais rapidamente.

Coração

Os radicais livres do tabaco se ligam ao colesterol para danificar os vasos sanguíneos e os músculos do coração. Fumar faz com que os vasos sanguíneos do coração se estreitem e se tornem pegajosos. Quando coágulos se formam e artérias ficam estreitas, a parte do coração que recebe oxigênio e nutrientes a partir das artérias obstruídas morre. O tabagismo é a principal causa de insuficiência e doença cardíaca, infarto e acidente vascular cerebral.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article