Mais
×

Qual é o tamanho de uma mesa de bilhar profissional?

Atualizado em 17 abril, 2017

A atividade de lazer popular de jogar bilhar tornou-se um esporte profissional e adotou padrões específicos. As organizações que regulamentam o esporte incluem a Associação Mundial de Bilhar e Sinuca Profissional (WPA) e a Associação Brasileira Profissional de Sinuca. A WPA fornece especificações e diretrizes para os torneios profissionais, bem como para os equipamentos.

Associação Mundial de Bilhar e Sinuca Profissional regulamenta os torneios de bilhar (waiting to shoot image by John Sfondilias from Fotolia.com)

Altura da mesa de bilhar

O melhor material para a superfície da mesa de bilhar é a ardósia, cuja espessura deve ser de cerca de 2,5 cm. Se for mais fina, ela pode rachar e, além disso, as mesas feitas de madeira tendem a deformar, o que dificulta o jogo. A WPA definiu a altura da mesa para os torneios profissionais: a superfície superior da placa deve estar a 74,3 a 78,7 cm do chão.

Medidas da superfície

A superfície da mesa de bilhar deve ter uma distância igual entre as caçapas. As mesas usadas em torneios apresentam dois tamanhos. A de 2,7 m é de 2,54 m por 1,27 m, enquanto a de 2,4 m é de 2,34 m por 1,17 m. Essas medidas aplicam-se às mesas sem as almofadas.

As caçapas devem ser dispostas simetricamente em torno da mesa (pool table image by Maria Bell from Fotolia.com)

Curiosidade

As especificações para as mesas de bilhar são emitidas pela WPA e seguidas pela Associação Brasileira Profissional de Sinuca. Essas medidas devem ser usadas em torneios sancionados por essas organizações. No entanto, a WPA reserva-se o direito de renunciar às medidas da mesa e sancionar eventos em que elas não se ajustem aos padrões.

A WPA especifica todos os aspectos do jogo, incluindo tacos, bolas e caçapas (pool table 3 image by MLProject from Fotolia.com)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article