Por que meu tampo de granito escurece quando fica molhado?

Escrito por sarabeth asaff | Traduzido por camilla silva
Por que meu tampo de granito escurece quando fica molhado?
O granito possui poros e pequenas rachaduras por onde os líquidos podem penetrar (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O granito é uma pedra natural usada como balcão ou tampo em muitas cozinhas e banheiros. Essa pedra vem em uma variedade de cores e estilos; e algumas têm cores claras. Não há dois granitos exatamente iguais, o que significa que algumas pedras podem ser mais propensas a escurecer quando em contato com a água. Aprender por que isso acontece também pode ajudar a impedir que aconteça.

A superfície do granito

O granito é o termo dado comercialmente a qualquer pedra cristalina. Na verdade, nem toda pedra vendida como granito é de fato granito. Algumas podem ser gnaisse ou gabro, em vez de granito verdadeiro. Isso significa que, embora cada uma dessas pedras contenham certa quantidade de mica, silicato, quartzo e feldspato, elas são organizadas quimicamente de forma diferente umas das outras. Algumas pedras de cor escura serão extremamente densas, com uma estrutura cristalina firmemente entrelaçada. Outras pedras de cor clara terão uma estrutura muito mais aberta na superfície, com milhares de minúsculas rachaduras e poros invisíveis a olho nu.

Penetração da água

Alguns tampos de granito são extremamente porosos e cheios de furos, buracos e rachaduras microscópicas. Quando a água ou outro líquido é deixado sobre o granito, pequenas quantidades penetram na pedra através dos poros. Quando o derrame de água na superfície é enxugado, a pedra parece mais escura no local onde havia água. O que você vê é a água presa dentro do granito, preenchendo esses buracos. A pedra saturada de água parecerá mais escura até que a água evapore e deixe a pedra.

Manchas permanentes

Embora a maioria das manchas de água e áreas escuras eventualmente clareiem e deixem a pedra, isso nem sempre acontece. A água que contém grandes quantidades de ferro, por exemplo, pode depositar esse mineral dentro da pedra. Isso escure e descolore permanentemente o granito porque o mineral não evaporará com a água. Outros líquidos que podem manchar a superfície da pedra são os óleos, incluindo da ponta dos dedos, assim como sabão, vinho, café, tinta, tintura de cabelo e comidas, como mirtilos e tomates. Qualquer líquido pode penetrar e escurecer a pedra, de forma temporária ou permanente.

Impedindo o escurecimento

Quando a água escurece temporariamente um tampo de granito, isso é um bom indicador de que a pedra é candidata à vedação. Seladores são polímeros à base de água ou silicone que penetram no minúsculos poros da pedra e a preenchem invisivelmente. Isso faz com que a água e outros líquidos permaneçam na superfície do granito, em vez de penetrar na pedra. Os seladores são rompidos, particularmente se tiverem contato com ácidos ou alguns produtos de limpeza. Quando uma pedra bem selada para de acumular água na superfície e começa a escurecer, é hora de selar a pedra novamente.