Tapete felpudo de lã feito à mão

Escrito por rachel terry | Traduzido por luiza g. brando
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tapete felpudo de lã feito à mão
Dê personalidade ao seu tapete felpudo de lã (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

A sua casa irá se beneficiar com o calor e o caráter de um tapete felpudo de lã feito à mão, seja ele comprado ou feito por você. Apesar de os tapetes felpudos serem fáceis de fazer, eles tomam tempo e o trabalho é repetitivo. Uma vez que já tiver dominado o básico, entretanto, é possível trabalhar no tapete enquanto assiste televisão. Tapetes felpudos de lã podem ser feitos a partir de uma grande variedade de lãs, dependendo do seu orçamento, do seu gosto e do desgaste esperado. É possível fazê-los em cores sólidas ou com listras e estampas.

Outras pessoas estão lendo

Ferramentas e material

Os materiais necessários para fazer um tapete felpudo de lã são simples e fáceis de encontrar. Você irá precisar de um tapete de lona, o qual se parece com um papel quadriculado feito de fibras grossas, uma agulha de lingueta, lã, uma caneta permanente, fita adesiva, uma agulha, linha e debrum. Algumas pessoas utilizam fita isolante ao invés de debrum, mas este dá ao tapete uma aparência mais elegante e profissional, além de deixá-lo mais durável. Se você tiver dificuldade para achar esses materiais em lojas de artesanato, é possível comprá-los em páginas na internet de fornecedores de tapete.

Quando for escolher a lã para o tapete felpudo, tenha vários detalhes em mente. Primeiro, considere as fibras utilizadas na lã. A lã feita de fibras naturais é mais durável que a sintética, porém mancha mais facilmente. A lã sintética é mais fácil de ser trabalhada, mas tende a se desfiar. Na maioria das vezes, a melhor escolha é a lã sintética misturada com fibras naturais como algodão, seda e lã. Você pode comprar os novelos de lã e cortá-los em pedaços pequenos que serão utilizados para criar o tapete, desse modo é possível manter o tamanho dos fios. Porém, caso queira a textura variada, você pode diversificar o tamanho dos fios, cortando a lã à medida que a for utilizando. Além disso, você também pode comprar fios de lã para tapete que já são pré-cortados, geralmente com 6 cm de comprimento.

Modelo

Parte da graça de se fazer o seu próprio tapete felpudo de lã é criar um modelo que complemente a sua casa. Quando estiver fazendo o seu próprio tapete, você poderá escolher as cores que quiser e criar um modelo único. Procure por ideias para o modelo em catálogos e livros, e depois desenhe a sua criação em um pedaço de papel. Faça as alterações desejadas, e quando estiver satisfeita com o modelo, desenhe-o no tapete de lona com uma caneta permanente. Se o seu modelo for complexo e que requeira muitas cores, utilize canetas permanentes coloridas para ajudar a lembrar quais cores devem ir em quais lugares.

Técnica

Uma vez que tenha dominado a técnica de como fazer um nó com a lã na lona, você pode completar o tapete inteiro. Segure a agulha de lingueta com a mão que usa para escrever. Dobre ao meio um pedaço de lã já cortada e envolva-o ao redor da haste da agulha de lingueta, segurando-a no lugar com o dedo indicador. Insira a ponta do gancho em um dos buracos da lona e puxe pelo buraco logo acima. Empurre o gancho até que a lingueta tenha passado através da lona. Segure as duas pontas da lã entre o dedão e o dedo indicador, certificando-se de que a lingueta esteja aberta. Coloque a lã entre a lingueta e o gancho. Puxe o gancho na sua direção a fim de levar a lã através do aro, liberando a lã com os dedos. Aperte o nó puxando as pontas da lã na sua direção. Uma vez que tenha conseguido fazer esse movimento confortavelmente, você pode começar a trabalhar no tapete enquanto assiste televisão ou conversa com os amigos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível