Por que o tapete de grama fica marrom?

Escrito por ashton daigle | Traduzido por luiza g. brando
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que o tapete de grama fica marrom?
Uma vez assentado o gramado, são inúmeros os fatores que podem ter um impacto negativo sobre ele (grass, image by Greg Pickens from Fotolia.com)

O tapete de grama é comercialmente cultivado em quadrados pré-fabricados. Ele é vendido por produtores comerciais em diferentes variedades de grama, as quais estão disponíveis de acordo com a região em que são plantadas. Infelizmente, assentar o tapete de grama é apenas o início do processo. Um dos erros mais comuns cometidos pelos assentadores de primeira viagem é não seguir as instruções de cuidados que vêm junto com ele. Não instale o gramado e aja como se a natureza fosse cuidar do resto.

Outras pessoas estão lendo

Preparação do terreno

Um fator que pode impedir o crescimento do tapete de grama é o mau planejamento do terreno antes de assentar a grama. É importante remover todos os detritos da terra antes de instalar o tapete. Isso inclui folhas, palha, sementes, gravetos, pedras e até mesmo ervas. No caso das últimas, é preciso arrancar com as mãos qualquer uma que esteja nas áreas onde o tapete de grama será instalado, pelo menos uma ou duas semanas antes da grama ser entregue. Desse modo, é possível tratar as áreas problemáticas com herbicidas antes que o tapete de grama chegue, caso seja necessário.

Problemas no solo

Problemas no solo também podem deixar o gramado marrom. Solos pedregosos ou de barro tornam o crescimento do tapete de grama difícil. Outra coisa que pode ser feita antes da chegada do gramado é uma inspeção do solo. Se ele for duro e parecido com argila, é possível usar um arado, uma enxada ou um ancinho de aço para revirá-lo nas áreas onde a grama-tapete será colocada. Pode ser interessante espalhar uma camada superficial de terra e areia nos lugares onde o tapete de grama vai ficar. Cobrir essas áreas com um pouco de fertilizante também pode ser benéfico.

Raízes acima do solo

As raízes grandes e expostas das árvores também podem tornar o gramado marrom. Isso ocorre porque esses enormes sistemas de raízes tendem a absorver quase toda a água e os nutrientes do solo ao redor. A melhor maneira de lidar com isso é simplesmente não instalar o tapete de grama próximo das árvores grandes e suas raízes. Deixe um raio de cerca de 1,20 m ao redor de cada árvore quando for assentar o gramado. Nessas áreas, é melhor plantar sementes de grama.

Irrigação

Irrigar é talvez a etapa mais importante de executar assim que o tapete de grama estiver instalado. As instruções de como irrigar o gramado irão variar de acordo com o tipo de tapete de grama instalado. É quase impossível encharcar um tapete de grama. A maioria dos gramados aguenta aproximadamente de duas a três horas de irrigação por dia. É recomendável posicionar o aspersor em cada área por cerca de uma hora. Quando uma área estiver terminada, desligue o aspersor e mova-o para a próxima.

Luz do sol

Além da irrigação, o tapete de grama recém-chegado também precisará de bastante luz solar. Outra grande matadora dos tapetes de grama é a sombra em demasia. É fácil determinar quais áreas do jardim têm sombra demais. É provável que, antes da grama-tapete ser assentada, outras gramíneas já não cresciam muito bem nos locais com sombra mais intensa. A melhor maneira de remediar isso é utilizar uma escada e tesoura de jardinagem para remover alguns dos galhos das árvores que estejam fazendo sombra. Em climas mais severos e secos, também é possível que ela receba luz do sol em demasia, o que pode ressecar e por fim matar o tapete de grama. Por outro lado, um esquema regular de irrigação nesses climas geralmente soluciona esse tipo de problema.

Cortar a grama

Cortar a grama, principalmente com cortadores de grama pesados ou tratores, também pode ter um impacto adverso no tapete de grama e deixá-lo marrom. As lâminas dos cortadores de grama, mesmo quando não estão configuradas muito baixas, tendem a rasgar os sistemas delicados das raízes da grama-tapete que está apenas começando a pegar. Após a instalação do tapete, é melhor não tentar cortar a grama por aproximadamente um mês. A grama pode até ficar um pouco alta, mas isso é preferível a jogar fora todo o dinheiro que foi investido. Se for realmente necessário, use um aparador de grama para acertar as partes mais altas. Contudo, lembre-se de não usar o aparador muito baixo. Isso pode escalpelar a grama e destruir os sistemas de raízes.

Animais e crianças

Animais e crianças também podem causar destruição no novo tapete de grama. Os cachorros, principalmente, são severos com o gramado recente. Eles tendem a ter locais favoritos no jardim para fazer as necessidades. Entretanto, a urina repetida em um único lugar pode queimar o tapete de grama rapidamente. Se for possível, cerque as áreas onde a grama foi recentemente assentada. Isso pode ser feito de maneira fácil com a instalação de grades para animais de estimação nas áreas onde você não quer que eles façam as necessidades.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível