Como fazer um tapete à mão

Escrito por fossette allane | Traduzido por bruna latronico
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um tapete à mão
Você pode fazer seu próprio tapete usando a técnica com gancho (rug making image by Alison Bowden from Fotolia.com)

Faça o seu próprio tapete à mão para decorar os cômodos e atrair olhares na sua casa. Faça elaborados tapetes artesanais se você souber trabalhar com lã em grandes teares. Embarque em um projeto um pouco mais difícil ao tentar fazer um tapete estampado. Você também pode poupar o seu tempo em ter que produzir ou tecer o seu próprio tapete, focando apenas no desenho que deseja colocar nele, reunindo amostras que você ache interessante, pintando um modelo pré-existente ou em material de lona. Independentemente da sua escolha, fazer os seus próprios tapetes dá a liberdade de escolher tamanhos, cores, texturas e estampas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Aprenda a tecer uma tapeçaria de lã. Aceite este desafio caso você seja um curioso e admirador da antiga tradição de fazer tapetes de lã, e tenha acesso a um tear. Os teares podem ser comprados em lojas de artesanato especializadas em costura. Considere até mesmo fazer um pequeno curso ou workshop em alguma escola especializada em artesanato de maior grau de dificuldade. Leia revistas que mostrem tapetes criativos e use-as como inspiração.

  2. 2

    Faça um projeto de tapete de gancho. Visite lojas de artesanato e procure por kits específicos que tenham um gancho, fios e um molde impresso para confecção do tapete. Faça alterações no modelo original de acordo com o seu gosto. Compre fios extras, de mesma grossura dos do pacote, nas cores que você precisar para o seu desenho. Caso queira começar um tapete do zero, compre um molde em branco para inventar seu próprio desenho. Enganche os fios através dos buracos no molde, e siga as instruções do pacote para completar o seu projeto.

  3. 3

    Costure em um pedaço de lona. Compre o material em qualquer tamanho e cor que o agrade e confira as opções disponíveis em lojas de tecidos para ganhar inspiração. Compre um pedaço de lona pelo menos 15 cm maior do tamanho final que você deseja, permitindo que seja encurtado e dando espaço para a costura. Encurte a lona colocando-a em uma superfície lisa e esfregando-a com uma esponja de água quente. Então, deixe secar completamente e costure as bordas, dobrando-as com um margem de cerca de 5 cm. Use o ferro de passar para prensar as costuras. Se desejar decorar mais, pinte a lona costurada com tinta de látex e deixe secar. Pinte várias camadas para que o tapete resista ao desgaste. Adicione detalhes como listras, padrões e formas usando moldes, estêncil ou desenho à mão livre.

  4. 4

    Reúna pequenos carpetes antigos ou amostras de tecido em um tapete de patchwork. Colecione amostras de carpetes de exposições ou compre pequenos tapetes de cozinha, capachos ou apoio de jogos de jantar nas cores e estilos que desejar. Junte-os pelas extremidades usando fios grossos ou costura larga, em xis, feita com fio de lã e uma agulha de tapeçaria para adicionar um toque especial ao desenho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível