×
Loading ...

Como fazer um tapete com retalhos de chenille e jeans

Atualizado em 17 abril, 2017

As sobras de retalhos de jeans e tecido resultam em um tapete de tecido nesse projeto de artesanato. Alterne diferentes lavagens e cores por todo o tapete para dar um efeito estampado de patchwork, ou use as mesmas cores para um esquema monocromático. Esse projeto é similar aos tapetes usados na cultura pioneira para fazer bom uso dos retalhos de tecido.

Instruções

    Fazendo um tapete de chenille e jeans

  1. Corte os retalhos de jeans e chenille em tiras de cerca de 5 centímetros de espessura. Algumas tiras serão maiores com base no tamanho original do retalho. Costure as extremidades de duas tiras de jeans para fazer uma tira mais longa. Continue assim com todos os retalhos até ter uma longa faixa de vários metros de comprimento. Use técnicas de costura à mão ou uma máquina de costura para prender as tiras.

    Loading...
  2. Costure as tiras aparadas de chenille em uma longa faixa de vários metros de comprimento. Faça uma terceira longa faixa de chenille ou jeans com base na quantidade de retalhos. Coloque as três tiras de retalhos paralelas sobre um espaço de trabalho.

  3. Alinhe as três pontas e costure várias linhas horizontais na parte superior para fixá-las. Trance as tiras. Passe a da direita para o meio. Em seguida, coloque a da esquerda no meio. Continue alternando até ter trançado de todo o comprimento das tiras de retalho. Costure a extremidade das tiras para fixar a trança.

  4. Pegue uma extremidade da tira trançada e comece a dobrá-la sobre si mesma. Dobre a ponta de baixo cerca de 5 centímetros e prenda com um alfinete. Enrole o comprimento da faixa em uma espiral circular. Cada vez que você enrolar em torno do perímetro exterior, use alfinetes para fixar o círculo. Continue com o próximo envoltório e prenda com alfinetes novamente. Continue até ter uma forma oval da tira trançada. Use uma agulha e linha para costurar o oval firmemente. Passe costuras através das laterais da tira que se tocam ao longo de toda o espiral.

  5. Remova todos os alfinetes do tapete espiral. Coloque-o sobre um pedaço de forro para tapete e contorne o exterior. Corte a forma do forro. Use cola de tecido para fixar o forro na parte inferior do tapete oval. Deixe-o secar.

Loading...

Dicas

  • Faça uma trança apertada para um tapete mais firme.

O que você precisa

  • Retlahos de jeans
  • Retalhos de chenille
  • Tesoura
  • Agulha
  • Linha azul marinho
  • Máquina de costura
  • Alfinetes retos
  • Cola de tecido
  • Forro para tapete

Referências

Loading ...
Loading ...