Qual tipo de tecido é usado em toalhas de chá bordadas?

Escrito por amie taylor Google | Traduzido por jessica pietro pupo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual tipo de tecido é usado em toalhas de chá bordadas?
Muitas toalhas de chá bordadas são feitas de linho (linen image by Silver Bromide from Fotolia.com)

As toalhas de chá, também conhecidas como panos de prato, são os itens principais de uma cozinha. Disponíveis em uma grande variedade de tecidos e modelos, são usados para secar as louças após serem lavadas e são particularmente populares no Reino Unido. Não é incomum encontrar toalhas de chá enfeitadas com imagens da família real, castelos famosos, zonas rurais inglesas, receitas ou dias da semana. As toalhas de chá bordadas são feitas a partir de uma variedade de materiais.

Outras pessoas estão lendo

História

A toalha de chá teve um grande papel nas históricas famílias inglesas. As de linho eram populares devido à sua maciez e o cuidado com que eram tecidas. Um pano de prato macio era essencial para não riscar a porcelana ou artigos de vidro finos. Os criados, muitas vezes, bordavam desenhos intricados em toalhas de chá para serem usadas na casa. Elas também eram usadas para isolar o lado de fora de uma chaleira, mantendo o chá quente por mais tempo. A revolução industrial mudou a maneira de encarar a toalha de chá, mudando de um trabalho bordado à mão, individual, para um produto de consumo produzido em massa.

Qual tipo de tecido é usado em toalhas de chá bordadas?
Os criados secavam a porcelana e os artigos de vidro finos com toalhas de chá de linho (porcelain cup image by Fatman73 from Fotolia.com)

Linho

As toalhas de chá originais eram feitas de linho. Sua textura macia e suave tornaram práticas a secagem de pratos delicados e sua tecelagem fina de alta qualidade fez do material apresentável até mesmo para as mesas mais finas, nas casas mais ricas. Devido à natureza fina do tecido, o linho é ideal para bordados, visto que é fácil passar uma agulha através dele repetidamente, ao fazer pontos detalhados. A tecelagem fina do linho o torna adequado para técnicas de bordado em estilo livre.

Sacos de alimentos

Durante os anos de 1900, donas de casa americanas frequentemente usavam sacos de alimentos, feitos de algodão, para uma variedade de propósitos. Inicialmente, os sacos eram preenchidos com comida para os animais, mas, quando vazios, eram muito úteis para as mulheres da casa. Muitas vezes, os sacos de alimentos eram cortados em pedaços para criar panos de prato. As mulheres bordavam desenhos intricados no algodão plano e cru, para dar a eles um visual feminino e decorativo. A tecelagem grosseira dos sacos de alimentos fazia com que fosse mais difícil de trabalhar com eles do que com o linho, mas era possível bordá-los mesmo assim.

Atoalhado

Hoje em dia, muitas toalhas de chá são feitas de atoalhado, um tecido felpudo de algodão feito com pequenos laços sem cortes em ambos os lados. O atoalhado é um material ideal para toalhas de chá devido à sua natureza grossa e absorvente. Infelizmente, bordar uma superfície irregular como a do atoalhado é uma tarefa difícil. Isso pode ser feito, no entanto, usando um aro para tecido e um material estabilizador. Caso contrário, o bordado à maquina é o método comum com o uso da agulha nesse tipo de tecido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível