Que tecidos são duráveis para um sofá?

Escrito por karen waggoner | Traduzido por mara marcos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tecidos são duráveis para um sofá?
Estofados para um sofá (frau auf sofa image by andreas reimann from Fotolia.com)

De todas as peças de mobiliário na casa, um ou mais sofás são suscetíveis a serem os mais utilizados e abusados. Para maior satisfação e economia, os estofamentos de qualquer sofá precisam se alinhar com o seu entorno e enfrentar os desafios que forem encontrados. Sedas coloridas em damasco ou tons pastéis ficam muito bem em uma sala sofisticada, mas ficam estranhas na sala da família, que muitas vezes é uma combinação de sala de estar, sala de jogos, espaço para lanches e para assistir televisão. Escolher um estofamento durável para o sofá é importante o suficiente para pensar sobre o assunto.

Outras pessoas estão lendo

Considere cores

Selecionar uma cor para o estofamento exige saber como a mobília vai ser utilizada, quem vai usá-la e o que eles podem estar fazendo nela. O sofá da sala de estar vai, inevitavelmente, ser um local de acúmulo de sujeira, incluindo crianças e/ou animais de estimação, e uma televisão.O sofá vai ficar sujo, mesmo sem as crianças. Limpar o estofamento pode chegar a ser uma tarefa diária, se o sofá for muito claro e mostrar todos os pontos e manchas. Escolhea uma mistura neutra de cores, predominantemente cinza ou marrom acinzentado, fazendo com que qualquer vestígio de sujeira fique imperceptível ou quase invisível.

Considere a trama

Estofamento com trama bem tecida funciona melhor em relação ao desgaste do que um tecido com muitas saliências visíveis e linhas que podem ser puxadas por acidente. Na verdade, assim como na roupa de cama para o quarto, a contagem da linha é importante em estofados. Quanto mais fios por polegada, maior a qualidade do tecido. Qualidade quase sempre se refere à contagem da linha e também ao fato de o padrão, se houver, ser tecido e não impresso no tecido.

Considere materiais naturais

A maioria dos decoradores e especialistas em estofados consideram o couro como o melhor de todos os materiais para cobrir um sofá. Ele vai suportar quase tudo, pode ser facilmente limpo e desenvolve características únicas à medida que envelhece, mas pode ser danificado por objetos afiados, tais como garras de animais ou acidentes com objetos metálicos. Algodão puro e linho, ou combinações deles, geralmente não são práticos porque amassam e sujam facilmente. Entre lã e seda, a lã é a única opção durável e lã pura é raramente usada para estofados. Se escolher fibras naturais é uma questão de consciência em vez de praticidade, capas de algodão que podem ser removidas e lavadas podem ser a melhor escolha.

Considere misturas e sintéticos

A maioria dos tecidos naturais são misturados com os produtos sintéticos, tais como poliéster, para melhorar a sua resistência aos amassos e desbotamento. Alguns tecidos são combinações de três ou mais fibras naturais e artificiais, geralmente destinadas a melhorar a durabilidade e beleza. Alguns materiais de estofamento satisfatórios são feitos a partir de acetato, nylon ou rayon, mas são utilizadas misturas para que boas qualidades sejam adicionadas. Algumas outras fibras sintéticas e combinações são acrílicos, microfibras, olefina e vinil. Todos estes materiais fazem tecidos de boa qualidade, formando um estofamento durável.

Considere a construção

Assim como a durabilidade de todo o sofá é dependente da estrutura sob o estofamento, a vida útil dele pode depender, em parte, de como ele foi feito. Bons estofamentos devem se ajustar nas almofadas, nos braços e na parte de trás com força, sem rugas ou vincos. Padrões lineares, como mantas, devem estar alinhados em todo o sofá e de trás para a frente. Mesmo os padrões florais devem ser organizados de modo que eles fiquem alinhados em assentos e encostos. A costura do estofamento deve ser justa ou invisível. A durabilidade será reforçada se inclui cobertura nos braços e no apoio reclinável para os pés.

Considere os cuidados

Um sofá novo deve vir com etiquetas ou rótulos para informar o cliente sobre os cuidados adequados. Procure rótulos permanentemente costurados sob almofadas. Elas afirmam se o estofamento pode ou não ser limpo com produtos à base de água ou à base de solventes e, provavelmente, afirma se o produto recebeu um tratamento prévio com produtos químicos resistentes a manchas, ou não. Se não tiver, o cliente pode realizar esse tratamento e continuar as aplicações quando instruído. Estes tratamentos não causam mais propensão a uma reação alérgica, porém, é aconselhável verificar os ingredientes por precaução.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível