Técnicas para desodorizar fossa sépticas

Escrito por tim brugger | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas para desodorizar fossa sépticas
Os odores de fossas sépticas podem ser emanados do lado de dentro ou de fora da casa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os odores provenientes de fossas sépticas podem causar uma sensação de naúsea, para dizer o mínimo, e podem durar enquanto não são tratados. Infelizmente, é muito provável que o uso de um desodorizador em spray não eliminará o problema. Esses odores podem ser causados por vários fatores e podem emanar tanto de dentro como do lado de fora da casa. Resolver essa questão pode exigir mais de uma estratégia de combate, até que sua residência esteja totalmente livre desse problema.

Outras pessoas estão lendo

Odores sépticos vindos de dentro

A eliminação de odores sépticos internos pode ser uma tarefa simples. A causa é, muitas vezes, uma drenagem ou um "sifão" seco na tubulação, geralmente em um banheiro ou pia pouco usados da casa. A razão de um sifão seco provocar odor é que o tubo é projetado em forma de "U" para prender a quantidade de gases e odores que voltam através dos canos. Esse projeto simples funciona porque ele geralmente tem água presa na área do sifão em forma de U. No entanto, particularmente em tubulações menos utilizadas, os sifões podem secar deixando nenhuma barreira entre o ralo e o odor. Para corrigir isso, apenas deixe a água correr pelo ralo e certifique-se de fazer isso periodicamente para evitar problemas futuros de odor.

Produtos de limpeza para fossa séptica

Limpar e lavar a tubulação entre a fossa séptica e a casa podem ajudar a eliminar o odor. Semelhantes aos produtos tradicionais para encanamento, lavar a tubulação com esses produtos pode ser o suficiente para eliminar o odor. Você pode comprá-los em lojas de artigos para casa ou pesquisar na internet os locais de venda desses produtos.

Odores vindos de fora

Ampliar a chaminé de ventilação da fossa séptica na parte superior do telhado é um meio relativamente rápido e fácil de eliminar os odores externos. As chaminés de ventilação sépticas muitas vezes não são altas o bastante para permitir que a brisa sopre de forma segura o odor. Pelo contrário, normalmente o odor é soprado de volta para a parte da frente ou de trás da casa. Esse cheiro pode, muitas vezes, ser atenuado simplesmente usando um tubo de PVC para aumentar a vazão da chaminé cerca de um metro de altura. Há também os filtros de carvão que podem ser colocados sobre a chaminé, filtrando os odores antes que eles sejam trazidos pelo vento.

Outras causas de odores: internos e externos

Despejar café moído e óleo no ralo da pia pode causar o acúmulo desses produtos na tubulação e trazer odores junto com materiais obstruídos. Na parte externa da casa, permitir que a água se acumule em torno da área da fossa séptica pode danificá-la e a umidade pode facilitar o surgimento deste problema. Além disso, você não deve plantar árvores ao redor da área da fossa, pois embora a grama os arbustos de pequeno porte sejam geralmente uma boa opção, suas raízes podem danificar a fossa e a tubulação causando mau cheiro, tornando-se necessário consertá-los.

Assistência profissional

Se nenhuma das sugestões aqui oferecidas resolver o problema, talvez seja necessário chamar um profissional. É possível que a tubulação da fossa séptica, especialmente se ela for antiga ou não receber manutenção adequada, necessite de uma limpeza e lavagem minuciosas. Se isso for necessário, cetifique-se de contatar um profissional experiente em canalizações e fossas sépticas. Dessa forma, é mais provável que o mesmo profissional consiga resolver a questão, independentemente se ela for ocasionada por problemas no encanamento ou na fossa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível