×
Loading ...

Sinais de defeito na tampa do radiador

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A tampa do radiador é uma parte integrante do controle de temperatura de um veículo. Ela serve para várias finalidades: sela o sistema de arrefecimento protegendo-o de resíduos e contaminações, mantém a pressão e um ponto de ebulição constante e permitem ao líquido de arrefecimento chegar ao radiador. Uma tampa ruim pode causar uma série de problemas - aprenda a identificá-los e substituí-la para evitar problemas de superaquecimento.

Uma tampa de radiador ruim pode causar uma série de problemas relacionados com a temperatura (new car engine with red trim image by Raxxillion from Fotolia.com)

Baixo nível do líquido de refrigeração

A maioria dos veículos tem uma luz indicadora que avisa quando o nível do líquido de refrigeração está baixo. Se você tiver reabastecido recentemente o líquido de refrigeração e a luz continuar acendendo, o líquido pode estar fervendo prematuramente e transbordando para fora do reservatório de expansão. Este é um sinal de falha na vedação da pressão por defeito na tampa do radiador.

Loading...

Mangueiras do radiador estragadas

Se você perceber que as mangueiras do radiador do seu carro estão achatadas e torcidas, isto é um sinal de que o sistema de retorno da tampa do radiador falhou. Este sistema de retorno permite que o fluxo do líquido de arrefecimento volte para o radiador quando o motor é refrigerado e cria-se um vácuo se o fluxo for impedido.

Superaquecimento em baixas temperaturas

Um motor superaquecido em pouco tempo ou em clima relativamente frio é o sinal mais comum de uma tampa de radiador ruim. O vedante principal que cria uma ligação entre a tampa e o gargalo do radiador pode estar corroído ou incorretamente instalado, o que permite a despressurização do reservatório e um ponto de ebulição reduzido.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...