Técnicas de gravação com microfones bidirecionais

Escrito por wesley deboy | Traduzido por filipe romao
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Técnicas de gravação com microfones bidirecionais
Microfone condensador (Microphone 2 image by stefan Hudson from Fotolia.com)

Microfones bidirecionais são usados ​​em estúdios de gravação em todo o mundo, para capturar com precisão muitas fontes de som. Enquanto microfones cardioides bloqueiam reflexões ambientais dos eixos traseiros, microfones bidirecionais capturam essas reflexões, permitindo um som mais natural e aberto a ser captado.

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Padrão polar

Um microfone bidirecional padrão polar capta o som dos eixos frontais e traseiros e uma mínima captação lateral. Ele geralmente é utilizado para capturar sons em ambos os lados. O padrão polar é bastante útil quando são gravadas simultaneamente duas fontes sonoras, como dois vocalistas ou uma fonte primária e suas reflexões.

Tipos de microfones

Microfones de fita são os mais comuns entre os bidirecionais, embora muitos microfones condensadores de múltipla resposta também possuam resposta polar. Alguns microfones populares do tipo fita são o Royer 121, o Coles 4038 e o AEA R84. Para o modelo multirresposta, alguns modelos de microfones condensadores populares são AKG C414, Nuemann U87 e Shure KSM44.

Microfone de gravação simples

O microfone bidirecional é o preferido para gravação de um único instrumento de sopro ou de cordas, devido ao som natural captado pelo seu padrão de captação. Tanto o som do instrumento quanto o som do ambiente são capturados mediante a utilização de apenas um microfone deste modelo.

Técnica de gravação "Mid-Side"

A técnica "Mid-Side", ou "M/S", utiliza um microfone bidirecional e um microfone cardioide. Essa técnica de gravação estereofônica é única e necessita de um decodificador, como o Waves S1 Stereo Imager, a fim de traduzir o som capturado em um sinal estéreo. Na gravação utilizando essa técnica, a posição média, em que os microfones cardioides são mais utilizados, vai de encontro à fonte de som lateral, onde o microfone bidirecional é utilizado, sendo posicionado para captar os sons dos eixos laterais. Nessa configuração, o microfone médio capta a fonte principal e o microfone bidirecional capta as fontes secundárias. Quando os dois sinais são combinados através do decodificador, o sinal é traduzido para um sinal estéreo, mantendo a compatibilidade com o sinal mono.

Técnica de gravação Blumein

A técnica de gravação Blumein utiliza os princípios da microfonação estereofônica X/Y, mas, ao invés de utilizar dois microfones cardioides, tradicionalmente usados ​neste processo, utiliza dois microfones bidirecionais. Ao realizar essa técnica, os microfones são cruzados e apontados para a fonte. Em seguida, deslocados 90º um em relação ao outro. Através dessa configuração, excelentes resultados ambientais podem ser alcançados, de tal forma que não poderia ser obtidos ao usar um par de microfones estéreo cardioide.

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