Técnicas para pintar com resina

Escrito por darren white | Traduzido por leonardo de azevedo prado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas para pintar com resina
A resina pode dar um tom criativo às suas pinturas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Um artista progressista procura sempre tornar sua arte mais distinta ao fazer experiências com o meio utilizado por ele para trabalhar. Os pintores precisam ser criativos para apimentar sua arte, porque apenas alguns elementos podem ser adicionados a uma pintura. Um aditivo que tem sido favorecido bastante nos últimos anos é a resina. Utilizada tradicionalmente como uma camada fina de proteção a pinturas recém-terminadas, a resina também tem sido utilizada para criar efeitos tridimensionais e vítreos.

Outras pessoas estão lendo

Começando

A resina se tornou uma opção viável aos artistas devido à sua facilidade de aplicação e disponibilidade. Uma simples visita a uma loja de construções será suficiente para que seja obtido o material necessário para dar início ao trabalho com resina. Será necessário comprar epóxi ou resina poliuretânica e endurecedor de resina (que costumam ser vendidos juntos), um balde pequeno, algum objeto para misturar, algumas madeiras de 5 cm por 10 cm e uma lona para manter sua mesa e solo limpos. Se você deseja aplicar bastante resina, compre pincéis sintéticos baratos que possam ser danificados, já que a substância irá endurecê-los. Além disso, compre luvas de borracha e máscara. Como a resina exala um odor muito forte e, na maioria dos casos, tóxico, é importante estar protegido.

Prepare a sua pintura antes de adicionar a resina

A pintura com resina é similar à pintura com qualquer outro material, ou seja, sua tela precisa ser bem preparada para gerar um melhor resultado. As resinas funcionam tanto com pinturas a óleo quanto com pinturas acrílicas. Utilize na sua pintura o material de sua preferência, e a resina irá adicionar um efeito mais dramático às superfícies onde haja pinceladas mais grossas, pois mais quantidade de tinta gera um visual mais escultural. As superfícies mais lisas geram um visual de vidro opaco quando combinadas com resina. Esse efeito deve ser levado em consideração se você deseja criar sua pintura utilizando tintas acrílicas ou à base de óleo. Quando a pintura estiver finalizada e ainda molhada, coloque-a sobre duas madeiras de 5 por 10 cm em uma superfície lisa e que esteja coberta com lona para protegê-la contra manchas de resina.

Utilizando a resina

Misture a resina ao endurecedor, que irá diminuir o tempo de secagem. Utilize a sua máscara enquanto estiver manuseando a resina, pois o cheiro é muito forte. Após concluir a mistura, aplique-a uniformemente sobre a pintura. A resina irá assentar na superfície da pintura em questão de minutos. Deixe-a secar e continue trabalhando na sua pintura, misturando tinta e resina. Em seguida, utilize os pincéis descartáveis ao trabalhar com a resina, pois ela secará neles. Se você utilizar o endurecedor, a resina estará seca e pronta para ser tocada após 72 horas e, após sete dias, estará completamente endurecida.

Resina e ventilação

Por favor, lembre-se de que a resina é altamente tóxica e não deve ser manuseada próximo a crianças e animais, demandando que seja utilizada apenas em áreas bem ventiladas, como garagens abertas, por exemplo. Se você tiver espaço externo disponível, utilize-o. Assim como qualquer produto, a chave aqui é experimentar. Sendo assim, pratique a utilização da resina em pinturas que não tenham valor para que você aprenda a aplicá-la e para que você possa saber se a está aplicando em um local de ventilação apropriada. Essa nova maneira de trabalhar com tinta é divertida e excitante. Como esse material é relativamente novo, você pode brincar e descobrir novas técnicas com resina e tinta. Entretanto, experimente com cuidado, pois sua segurança é o que mais importa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível