Técnicas de pintura e impressão em camisas

Escrito por andrea snow | Traduzido por ana carolina fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas de pintura e impressão em camisas
Imagens em camisas podem ser abstratas, como essas asas (angel's t-shirt image by sminx from Fotolia.com)

Uma camisa é o lugar perfeito para exibir uma imagem, já que o usuário a exibe onde quer que vá. Seja uma foto memorável, um retrato da cultura pop ou uma obra de arte, um desenho transferido para uma camisa acrescenta personalidade a qualquer visual, e as técnicas de pintura e impressão de uma composição em roupas podem ser feitas em casa.

Outras pessoas estão lendo

Pintura à mão

A tinta de tecido, disponível na maioria das lojas de artesanato, pode ser aplicada diretamente a uma camisa para criar uma imagem única. A pintura pode ser feita à mão livre com um pincel, deixando o pintor usar a camisa como uma tela. Pintar imagens à mão pode ser difícil devido à flexibilidade da camisa e, por isso, é indicado colocar uma proteção na parte de trás da camisa, na área em que a imagem será pintada.

Estêncil

Também é possível aplicar tinta utilizando estêncis pré-fabricados ou personalizados. Padrões de estêncil são impressos em cartolina ou papel radiográfico, cortados, colocado sobre a camisa, e então, pintadas. Os espaços abertos cortados do estêncil serão transferidos para a camisa. Podem haver várias camadas, que devem ser pintadas assim que a camada anterior estiver seca, para criar uma ilustração multi-colorida. As imagens resultantes frequentemente se parecem com marcas de graffiti, que são populares em arte de rua.

Transferência por calor

A transferência de calor, feita com um ferro de passar roupas, pode ser utilizada para transferir imagens com muitos detalhes sobre o tecido de uma camisa. Imagens invertidas são impressas no papel, em seguida, passadas viradas para baixo sobre a camisa. O calor do ferro transfere o desenho para a camisa, cuja imagem volta a seu estado original. Esta técnica funciona melhor para camisas de cor clara, embora o papel de transferência especial esteja disponível para tecidos escuros. Já que a imagem é transferida de forma idêntica, esta é uma boa opção para trabalhar com fotos ou ilustrações complicadas. Camisas estampadas com essa técnica devem ser lavadas em água fria, com a imagem do avesso para evitar que desbote.

Serigrafia

A serigrafia ou o silk screen, talvez seja o método mais complicado de imprimir imagens em uma camisa, mas se feito corretamente, este método produz resultados detalhados e duradouros. Uma imagem em preto e branco de alto contraste é gravada por trás de uma tela de seda coberta de emulsão, a tela é exposta à luz e toda a emulsão que não foi escurecida pela imagem irá endurecer. Isto cria uma matriz que pode agora ser usada com tintas de serigrafia especiais, para criar uma imagem. O método é melhor feito com equipamento especializado (e muitas vezes caro), como uma prensa e curador, tornando-se uma abordagem usada apenas por pessoas que levam esse passatempo à sério.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível