Características do tecido rayon

Escrito por leonor crossley | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Características do tecido rayon
Os rayons se apresentam em cores vibrantes (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

O rayon é um tecido que foi primeiramente desenvolvido na França em 1884 para oferecer uma alternativa mais barata aos tecidos de seda. Esse produto inicial precisava de melhoramentos, e só em 1924 é que ele foi oficialmente chamado de "rayon". Ele é feito pelo processamento de celulose da polpa de madeira ou de outra matéria vegetal. A sua origem natural lhe dá alguma semelhança com outros tecidos feitos de plantas, como algodão e linho.

Outras pessoas estão lendo

Permeável

Como as fibras de rayon são prontamente absorventes, qualquer tingimento colorido adicionado ao pano logo se fixa, dando-lhe cores muito vibrantes. O rayon é um material muito macio, o que o torna uma boa escolha para quem procura roupas confortáveis. O material absorve umidade de maneira até mesmo mais eficiente que algodão, segundo Swicofil. Isso permite que o suor seja absorvido e evaporado em um dia quente de verão, fazendo o seu usuário se sentir com uma roupa mais refrescante do que se estivesse com roupas de outros tipos de tecido.

Respirável

As fibras finas do rayon deixam a roupa respirar mais do que outros tecidos, o que faz desse tecido uma boa escolha para roupas esportivas e vestidos de verão, dos quais se espera que ofereçam frescor e conforto. É um tecido leve que não adere ao corpo, mas, ao contrário, deixa um espaço confortável que permite que o ar entre.

Fluido

O rayon é usado para camisas, roupa de baixo e até roupa de cama e cortinas, em virtude da sua qualidade de cair com fluidez e elegância sobre o corpo da pessoa ou de um trilho de cortina. As mulheres adoram usar vestidos e saias de rayon porque o tecido não cria aderências desagradáveis de estática.

Versátil

Uma peça de roupa nem sempre é feita 100% de rayon. As fibras costumam ser combinadas com outros tipos de fibras para fazer o que a indústria chama de "mesclas". Materiais que são mesclados ao rayon incluem algodão, lã, seda, poliéster e acrílico. Quando combinados, o produto final adquire as características das duas fibras.

Inflamável

Após casos de roupas de rayon terem pegado fogo rapidamente nos anos 1950, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos reagiu criando a Lei dos Tecidos Inflamáveis, explica Swicofil. Isso resultou em mudanças rápidas na indústria têxtil. Atualmente, a maior parte do rayon é muito mais segura para ser usada, já que químicas adicionais podem ser adicionadas para torná-lo resistente ao fogo.

Delicado

Os usuários precisam evitar abrasões com rayon e conferir cada etiqueta de roupa para instruções de lavagem, pois é um tecido muito delicado. As etiquetas, em geral, recomendam exclusivamente lavagem a seco, lavagem à mão ou à máquina com água fria e no ciclo delicado e secagem. Como o rayon respira, pode secar moderadamente rápido por si mesmo. O tecido não enruga, mas pode ser passado. O rayon não pode ser posto em uma máquina de secar. Ele perde força após ser lavado e pode esticar ou encolher depois de ser turbilhonado na máquina. Se for usado alvejante ao se lavar o rayon, deve ser sem cloro, já que alguns acabamentos podem ser afetados pelo alvejamento comum e sofrer uma ligeira mudança de cor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível