Como usar a tecnologia e os meios de comunicação na escola

Escrito por charles pearson | Traduzido por rodrigo castilhos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar a tecnologia e os meios de comunicação na escola
A tecnologia proporciona novas oportunidades de a escola se comunicar com os pais (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Se a sua escola está se comunicando internamente ou com a comunidade em geral, diversas formas de tecnologia fornecem a ela meios eficazes para isso. As tecnologias de comunicação incluem hardwares, tais como telefones celulares e laptops, softwares e tecnologias de rede, como uma variedade de recursos online oferecidos por vários sites.

Outras pessoas estão lendo

Atualizações de e-mail

Os e-mails podem ajudar os educadores, mais eficientemente, a manter os pais atualizados com informações que eles possam querer saber e, ao mesmo tempo, poupar dinheiro. Tudo o que os educadores precisam fazer é obter os endereços de e-mail dos pais e, então, enviar esses e-mails para os pais simultaneamente, poupando tempo. As escolas também podem oferecer aos pais conselhos sobre como ajudar os seus filhos com o trabalho escolar.

Comunicação estudante-estudante

Os professores podem usar a tecnologia da Internet para permitir que os seus alunos se comuniquem uns com os outros, mas com o maior cuidado. Os educadores são responsáveis por manter os estudantes a salvo de outras pessoas online. Além disso, as escolas são, por vezes, responsabilizadas pelas consequências do cyber bullying, de modo que os professores devem monitorar a comunicação aluno-aluno para se certificar de que não haja abuso. No entanto, ela deve trazer muitos benefícios. Por exemplo, alunos que têm pânico social são mais propensos a participar das discussões de aula online. A Internet parece ter um número interminável de formas para os estudantes se comunicarem, seja publicando em blogs, através de mensagens instantâneas, colaborações às páginas wiki e grandes grupos de discussão em fóruns.

Sites da escola

As escolas geralmente controlam páginas da web na qual os pais podem obter informações. Algumas instituições de ensino permitem que os estudantes desempenhem papéis na concepção e gestão do site, para que possam adquirir conhecimento de web design e praticar o pensamento crítico. A escola irá querer um educador para supervisionar o processo, para que o site ofereça as informações necessárias.

Rede social

Os sites de rede social permitem que os alunos, professores e pais se comuniquem de forma eficaz uns com os outros. Eles permitem que qualquer um poste atualizações. Outros da lista de amigos podem ver as notificações e postar comentários. Cada rede social tem características próprias, como a capacidade de “curtir” páginas da web específicas, no Facebook. Esse tipo de recurso permite que os alunos compartilhem, de forma eficiente, o que eles acham importante. Os sites sociais de favoritos também deixam os alunos compartilharem seus sites favoritos. Por exemplo, os alunos que trabalham em grupo em um projeto da escola podem favoritar os sites que ajudam na tarefa.

Telefones celulares

As escolas podem usar os telefones celulares para se comunicar com os alunos, tanto dentro da sala de aula quanto fora dela. Dentro da sala, eles podem ser usados para pesquisa. Fora dela, os telefones são úteis quando as escolas viajam ao campo, pois os celulares diminuem as chances de que os estudantes se percam. Entretanto, esses aparelhos podem ter um efeito negativo, pois nem todos os alunos podem comprá-los. Isso pode criar disparidades na aprendizagem dos alunos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível