Prós e contras do telefone celular

Escrito por elise wile Google | Traduzido por tamara prado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Prós e contras do telefone celular
Prós e contras do telefone celular (answer that cellphone image by Pix by Marti from Fotolia.com)

Os telefones celulares são uma mistura de bênção e castigo para muitos de nós. Enquanto algumas pessoas sentem saudades de passear nas ruas sem ouvir telefones tocando o tempo todo, a maioria delas não sente falta de ficar perdida na beira da estrada sem nenhuma forma de pedir ajuda. A sedução de ter uma forma conveniente para se comunicar resultou em um aumento na utilização do celular ao longo dos anos. Os telefones móveis têm dado origem a novas regras de etiqueta e até mesmo novas leis que regulam o seu uso. Preocupações sobre a segurança pública e os celulares são frequentemente notícias, fazendo algumas pessoas se perguntarem se estes são mesmo uma boa ideia. E você, deveria comprar um telefone celular ou continuar a usar o seu?

Outras pessoas estão lendo

Pró: diminui as distâncias

Uma das grandes razões para o aumento do uso do telefone celular é que você pode ligar para qualquer lugar do país pelo mesmo preço que pode chamar o seu vizinho do lado. Essa diminuição de distâncias levou muita gente que normalmente não iria querer um celular a se interessar por um. Além disso, muitas pessoas agora usam exclusivamente seus telefones celulares após cancelarem seus serviços de telefone fixo. Ter uma conta a menos para pagar é definitivamente um ponto positivo.

De acordo com a CTIA, uma associação comercial sem fio, mais de 270 milhões de pessoas nos Estados Unidos possuem um telefone celular, por isso essa é uma tendência que pode, eventualmente, acabar com linhas de telefones fixos completamente.

Contra: despesas

Se você usa um plano de telefone celular básico, com apenas alguns minutos, não vai pagar muito a cada mês. No entanto, se você é como a maioria das pessoas, pode escolher um plano com várias centenas ou mesmo milhares de minutos e incluir extras, tais como mensagens de texto. Esses planos podem custar bem mais de 200 reais por mês e podem vir com um contrato de um ou dois anos, limitando suas opções se um plano mais barato se tornar disponível. E ai de quem passar por cima dos minutos atribuídos. Contas de celular pode facilmente tornar-se um pesadelo de dois mil reais.

Mesmo extras como ringtones podem acabar aumentando um pouco suas despesas. Por exemplo, se você baixar um toque na Internet, pode receber a cobrança de R$20,00 por mês para ter acesso a esse privilégio. Quando se trata de produtos de telefonia móvel, sempre vale a pena ler as letras miúdas.

Pró: acompanhe familiares e amigos

Nunca foi tão fácil ligar para seu marido ou esposa no caminho de casa e pedir para pegar um litro de leite. Pais em todos os lugares do mundo estão desfrutando da capacidade de ligar para seus filhos meia-noite e descobrir por que eles não estão em casa ainda. Pessoas em todos os lugares são capazes de acalmar suas preocupações através do celular.

Algumas pessoas estão aproveitando os recursos de GPS que alguns telefones têm, que lhes permite controlar a localização de seus amigos e família. Essa é uma grande comodidade se você quiser se encontrar com um amigo e gostaria de saber exatamente onde e com quem ele está.

Contra: família e amigos podem te controlar

Algumas pessoas usam o celular para manter o controle sobre os outros com muita frequência. Namoradas podem ligar incessantemente para seus parceiros para verificar onde eles estão. Se os limites não forem rapidamente definidos, esse comportamento pode se tornar um caso grave de assédio.

A capacidade de GPS de telefones celulares também é algo que pode ser abusado. Ela abre portas para indivíduos controladores terem a liberdade às suas tendências assediadoras. Às vezes é uma coisa boa para as pessoas não saberem exatamente onde você está a todo momento.

Se você tem amigos ou familiares que tendem a ser carentes, você pode ficar cansado de atender os telefonemas de uma pessoa exigente, quando você está tentando trabalhar ou relaxar.

Pró: segurança

Os telefones móveis podem fornecer um grau de segurança que as gerações anteriores tinham apenas em sonhos. Atualmente, você pode ir a qualquer lugar do mundo com um telefone celular e o serviço adequado e ser capaz de avisar alguém se você estiver em apuros, mesmo se estiver no topo de uma montanha no Nepal. A maioria das pessoas não é escaladora de montanha, mas carros quebram e, quando isso acontece, é bom ter um telefone celular para chamar o guincho.

Os telefones celulares também são uma boa opção quando você for conhecer alguém pela primeira vez. Se se sentir ameaçado de alguma forma, você tem um número de emergência bem ali na sua mão.

A capacidade de GPS de alguns celulars também permitiu rastreadores para encontrar as pessoas que estavam perdidas na mata, porém, é necessário manter o telefone ligado para que essa ferramenta funcione.

Contra: segurança

As pessoas gostam de levar seus celulares com elas no carro em caso de emergência, mas elas também gostam de tê-los no caso de receber uma chamada muito importante. Muitos acidentes são causados ​​por pessoas falando em celulares enquanto dirigem. Aconteceram tantos acidentes que foi aprovada uma legislação que proíbe a conversa em telefones celulares durante a condução em alguns estados.

Mandar mensagem de texto enquanto se dirige é particularmente perigoso. De acordo com a Governor's Highway Safety Association, 18 estados americanos proibiram mensagens de texto enquanto se dirige.

Outra preocupação é a de que os telefones celulares podem aumentar o risco de tumores cerebrais ou outras doenças. Desde que os telefones móveis apenas começaram a ser amplamente utilizados há alguns anos não há nenhuma maneira de saber quais os efeitos a longo prazo do uso dele. Estudos mostram evidências conflitantes, e muitos pesquisadores defendem que mais estudos sejam feitos. Existem as possibilidades, mas, infelizmente, a resposta a essa questão em particular não estará disponível por alguns anos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível