Como usar a teoria visual da Gestalt

Escrito por jen randall | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar a teoria visual da Gestalt
Tire fotografias melhores usando a teoria visual da Gestalt (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

A teoria visual da Gestalt é o estudo sistemático da organização perceptiva defendida pioneiramente por psicólogos alemães na década de vinte. O princípio fundamental da teoria visual da Gestalt é que partes individuais têm características e valores diferentes dependendo de como são organizadas no espaço. A teoria visual da Gestalt tem sido aplicada e expandida em muitos campos das ciências sociais e de humanidades, particularmente nos estudos visuais, na teoria literária, na psicologia e na educação. No entanto, a teoria visual da Gestalt não é só para teóricos ou artistas visuais. Qualquer um pode usar os princípios básicos da teoria da Gestalt em atividades diárias, tais como fazer a diagramação de uma página ou tirar fotos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Diagramação de uma página

  1. 1

    Leia o texto que você deseja diagramar em uma página. Na sua mente, determine quais são as mensagens mais importantes no texto. Tenha em mente que as palavras já estão sendo compreendidas pelos leitores usando-se um princípio básico da teoria da Gestalt - associação. Os leitores não veem palavras como uma coleção de letras individuais, mas como caracteres inteiros.

  2. 2

    Agrupe o texto de forma a fazer sobressair uma mensagem de associação, seguindo a lei da Gestalt de proximidade. Use parágrafos, caixas de texto e colunas para conseguir uma ideia de conjunto. O texto deve ser todo encapsulado em um espaço; evite ter qualquer texto pendente em caixas adjacentes ou colunas, cortando o texto para que caiba no espaço ou aumentando a caixa ou a coluna.

  3. 3

    Enfatize palavras, ideias ou conceitos no documento, separando visualmente esse texto do resto com letras em negrito, itálicas ou coloridas, seguindo a lei da Gestalt da anomalia. Ou refocalize a atenção do leitor para uma ideia em particular, colocando no meio do texto uma citação de impacto que tenha importância ou valor particular para o texto.

  4. 4

    Guie os leitores através das ideias remanescentes usando indicadores espaciais tais como subtítulos uniformes e bolas em negrito. Siga a lei da Gestalt da similaridade, permita aos leitores fazer associações entre os subtítulos, dando a estes o mesmo tamanho de fonte, cor e entrada, ou permita aos leitores compreender uma lista de ideias como similares ao precedê-las com uma bola em negrito.

    Fotografia

  1. 1

    Preste atenção no fundo ao olhar através do visor da sua câmera. A teoria visual da Gestalt enfatiza que o nosso cérebro muitas vezes percebe coisas bidimensionais muito próximas como um grupo unificado. Isso pode servir como uma técnica útil para unir objetos em uma moldura, ou pode ser algo para se tomar cuidado - como Michael Fulks ilustra com uma foto de uma mulher que parece ter um galho saindo da cabeça, devido à proximidade do galho da cabeça dela.

  2. 2

    Crie ou capte linhas nos arredores, emoldurando a foto. De acordo com o conceito da Gestalt da continuação, uma pessoa segue o caminho visual que ela percebe. Os caminhos podem ser reais - tais como captar e emoldurar uma estrada que sobe uma montanha - ou podem ser criados por proximidade - tais como um grupo de crianças andando em uma fila indiana em direção a alguma coisa, ou o caminho da borda de uma folha. Atrair os olhos do leitor através de uma foto usando um caminho vai exercitar a imaginação dele sobre um lugar ou significado em particular da situação.

  3. 3

    Emoldure uma foto usando uma grade no visor ou dividindo o espaço mentalmente em uma grade de três partes virtuais, horizontais e verticais. Coloque o objeto da sua atenção não no centro da foto, mas em uma das interseções das três partes, o que vai dar aos seus olhos um lugar para se mexer enquanto olham para a imagem. A teoria da Gestalt se precipita sobre a ideia de que as pessoas veem a figura e o fundo como um conjunto.

Dicas & Advertências

  • Use um programa tal como Prezi ou PowerPoint para incorporar os itens básicos de um projeto visual e de percepção visual para uma apresentação eletrônica do texto ou dos dados.
  • Observe maneiras criativas pelas quais outros apresentaram dados, informação ou imagens, usando a teoria visual da Gestalt como inspiração, como exemplificado no website "Information is Beautiful" (A informação é bela).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível