Como testar a bomba de combustível da Kawasaki Ninja ZX-6R

Escrito por chris gilliland Google | Traduzido por amanda nunes
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Como testar a bomba de combustível da Kawasaki Ninja ZX-6R
Existem dois testes relativamente diretos que você pode fazer para verificar a operação da bomba de combustível se você suspeita que ela pode estar falhando (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Todos os modelos da Kawasaki Ninja ZX-6R construídos depois de 1996 confiam em uma bomba de combustível elétrica para transmitir a gasolina do tanque de combustível da moto para seu carburador ou injetores de combustível. Uma bomba defeituosa é a causa primária de problemas de ignição, e pode fazer com que a moto trave com a falta de combustível no motor. Uma bomba de combustível da ZX-6R's é quase indetectável durante a operação normal, tornando difícil de identificar problemas em potencial antes que eles apareçam. Contudo, existem dois testes relativamente diretos que você pode fazer para verificar a operação da bomba de combustível se você suspeita que ela pode estar falhando.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Carregador de bateria
  • Chave de Allen de 6mm
  • Tubo plástico
  • Aferidor de pressão
  • Fita métrica de plástico
  • Chave de torque
  • Multímetro

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Instruções

    Verificando o fluxo da bomba e a pressão

  1. 1

    Remova os assentos da sua ZX-6R usando a chave de ignição. Carregue a bateria da moto com um carregador de bateria automático, depois desconecte o carregador de bateria.

  2. 2

    Remova os parafusos na frente do tanque de gasolina -- entre o tanque e o guidom -- e os parafusos de cada lado do tanque de gasolina com uma chave de Allen de 6 mm. Folgue a porca do pino de articulação, que está localizada no fim do tanque próximo do trilho do banco frontal, usando uma chave de combinação de 10 mm. Levante a frente do tanque de gasolina no eixo do seu parafuso e sustente-o em seu lugar com um pino de madeira.

  3. 3

    Alcance o fim do tanque de gasolina e empurre a mangueira de combustível para fora da saída da bomba de combustível, posicionada diretamente abaixo do tanque de gasolina. Empurre um curto pedaço de um tubo de plástico macio sobre a saída da bomba, depois coloque um aferidor de pressão no tubo. Coloque outro pedaço de tubo na extremidade livre do aferidor de pressão, e coloque a outra extremidade do tubo em um copo de medição de plástico.

  4. 4

    Posicione o botão de desligar no guidão direito para a posição de "Ligar" e ligue o botão de ignição. Observe o aferidor de pressão e escute durante 3 segundos um zumbido agudo, indicando que a bomba de gasolina está funcionando. Se o aferidor de pressão indica uma leitura de pressão menor do que 43 psi para modelos de 2003 e modelos mais novos de ZX-6R com combustível injetável, ou 1.2 psi em modelos de 2002 ou modelos carburadores anteriores, a bomba de gasolina está defeituosa e deve ser substituída. Desligue o botão de ignição.

  5. 5

    Anote a quantidade de combustível retirado da bomba de gasolina em seu copo de medida. A bomba de gasolina deveria ter enchido o copo de medidas com no mínimo 6800 ml de gasolina. Se a retirada de gasolina é menor que 6800 ml, a bomba de combustível está falhando e será precisará ser substituída.

  6. 6

    Drene qualquer gasolina remanescente no tubo plástico em seu copo de medidas, e puxe o aferidor de pressão e o tubo para fora da saída da bomba de combustível. Reconecte a mangueira de combustível da moto na saída da bomba de combustível.

  7. 7

    Abaixe o tanque de gasolina na estrutura da moto e coloque seus parafusos de montagem no lugar com uma chave Allen de 6 mm. Aperte os parafusos do tanque de gasolina para 43 newtons por metro com uma chave de torque.

  8. 8

    Reinstale o assento da moto.

    Teste elétrico

  1. 1

    Remova o assento da sua ZX-64 com a chave de ignição e carregue a bateria completamente, usando um carregador de bateria automático. Desconecte o carregador de bateria antes de continuar.

  2. 2

    Siga a fiação da bomba de combustível ao seu conector, posicionado próximo à caixa de controle ECU da moto, entre ou ao longo do lado do trilho de assento frontal. Não desconecte a bomba de combustível dos arreios de fiação da moto.

  3. 3

    Configure seu multímetro para ler uma escala de corrente direta (DC) de 25 volts. Empurre a ponta da sonda vermelha positiva (+) no fio amarelo e vermelho atrás do conector da bomba. Empurre o fio preto negativo (-) em um fio branco e preto.

  4. 4

    Configure o botão de ignição da moto para a posição de "Ligar" e ligue a ignição. Observe o multímetro para uma leitura de 12 volts, que deveria cair para 0 volts depois de 3 segundos. Se a leitura da voltagem permanecer em 0 volts, recoloque o retransmissor da bomba de gasolina. Recoloque a própria bomba de combustível caso a bomba se recuse a funcionar com a leitura certa de voltagem.

  5. 5

    Desligue o botão de ignição e remova a sonda do multímetro do conector da bomba de combustível. Reinstale os assentos na moto.

Dicas & Advertências

  • A bateria da sua ZX-6R deve estar totalmente carregada durante esses testes. Uma bateria fraca não fornecerá a corrente apropriada para medir precisamente a operação da bomba.

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