Mais
×

Que tipo de tinta se utiliza em superfícies metálicas?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Embora você possa usar qualquer tipo de tinta em uma superfície metálica, certos tipos provarão ser mais duráveis em metais expostos ao tempo. Ao escolher uma tinta para metais, baseie sua decisão ao pensar na localização da superfície e sua função. Independentemente do tipo de tinta que você escolher, não se esqueça de preparar corretamente o item metálico, ou ocorrerá descamação.

Use esmalte sobre metais expostos ao tempo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tapume de metal

Como o tapume metálico está sujeito a diferentes condições climáticas, ele necessita de uma tinta capaz de se expandir em temperaturas quentes e contrair em baixas. A tinta látex comum pode não fornecer elasticidade o suficiente e pode rachar. Elas também tendem a desaparecer sob a tensão causada pela luz ultravioleta. Use uma tinta de látex acrílico, que irá proporcionar um acabamento duradouro.

Móveis de metal

Ao contrário dos tapumes de metal, os móveis metálicos estão sujeitos ao atrito devido às fricções constantes. As tintas acrílicas de látex não fornecem um revestimento duradouro a longo prazo. Para gerar um acabamento durável, aplique um esmalte acrílico. Eles são mais resistentes do que a tinta látex comum, e estão disponíveis em todos os tipos de cores e brilhos. Escolha o esmalte acrílico para móveis e quaisquer outras superfícies metálicas sujeitas ao uso constante.

Primer para metais

Não importa qual tipo de tinta você utilizar, ocorrerá descamação, a não ser que você condicione o metal adequadamente antes da aplicação. Um primer é fundamental para gerar maior adesão da tinta na superfície. Seja à base de água ou de óleo, o primer não grudará em superfícies metálicas, já que o metal é liso e não poroso. Antes mesmo de pensar em adicionar um revestimento de tinta a um objecto metálico, trate-o com um primer corrosivo de metais. Isso tornará a superfície mais adequada para a aderência da tinta.

Considerações

Quando o metal entra em contato com a umidade e oxigênio, ocorre a oxidação. Nenhum tipo de tinta irá impedir que o metal oxide. Se você estiver pintando uma superfície metálica localizada no exterior, sujeita à umidade e à chuva, você deverá selá-la, ou a ferrugem acabará tornando o acabamento laranja. Aplique um primer corrosivo enriquecido com produtos químicos de inibição à ferrugem. Leia o rótulo antes de comprar, ou a ferrugem poderá ser inevitável.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article