Tipos de acabamento para madeira

Escrito por debbie tolle | Traduzido por bruna leoncio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de acabamento para madeira
Acabamentos de madeira (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Existem diversos tipos de acabamento para madeira. Você pode escolher entre transparentes e coloridos, ou entre tintas ou verniz. A escolha se baseia totalmente em sua preferência pessoal. Os acabamentos geralmente são fáceis de aplicar, mas nem sempre têm fácil remoção. Por isso, antes de aplicar um deles em seu móvel ou peça, teste-o em um pedaço de madeira do mesmo tipo para ter uma ideia de como ficará o resultado final.

Outras pessoas estão lendo

Esmalte incolor

Os esmaltes incolores permitem que você continue vendo o grão da madeira. Para aplicá-los, você pode usar um pincel ou pano. Pincele o esmalte na madeira e utilize um pedaço de pano para eliminar o excesso, ou mergulhe o pano diretamente no esmalte. Após a aplicação, você precisará de uma camada de resina de acabamento, que irá selar e proteger a madeira de danos causados pela água. O melhor é permitir que a peça seque de um dia para o outro antes de aplicar a resina.

Tipos de acabamento para madeira
Esmalte incolor (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Esmalte colorido

Os esmaltes coloridos não são opacos, então você não poderá ver o grão da madeira através dele a menos que ela seja bastante refinada, como o carvalho, por exemplo. Esse tipo de esmalte é aplicado da mesma maneira que os incolores e precisa da resina de acabamento quando utilizado em móveis. As pessoas normalmente preferem os esmaltes coloridos para uso em tapumes.

Tipos de acabamento para madeira
Esmalte colorido (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Tinta

Os tipos de tinta que podem ser utilizados em madeira são o látex e o óleo. A tinta látex é à base d'água, por isso pode ser removida com ela. Já a tinta óleo precisa de um diluente específico. Além disso, ela é mais forte do que a látex e suporta melhor o desgaste causado pelo uso. Por isso mesmo, ela é recomendada para móveis, funcionando melhor em superfícies no exterior da casa. Antes de aplicar qualquer tipo de tinta, você deve utilizar uma resina de acabamento.

Tipos de acabamento para madeira
Tinta (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Acabamento natural

Você não precisa esmaltar ou pintar sua madeira para dar o acabamento final. Algumas pessoas preferem uma aparência natural, sem adicionar nenhuma cor ao móvel ou objeto. Para obtê-la, você precisará de uma resina transparente. Ela não irá alterar a cor da madeira, apenas preservá-la. Aplique duas camadas de resina e lixe após a aplicação de cada uma, pois ela irá realçar o grão da madeira, que é áspero ao toque. Antes de aplicar a segunda camada, elimine a poeira causada pela lixa. A resina de acabamento vem em spray ou líquido, que pode ser aplicado com uma escova.

Tipos de acabamento para madeira
Acabamento natural (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Verniz

O verniz é um acabamento bastante forte que pode ser usado em qualquer madeira. Ele suporta mudanças climáticas e resiste a químicos. Com o verniz, não há necessidade de se usar um acabamento protetor, pois ele é esmalte e resina em um só produto. Sua madeira precisa ser lixada e limpa antes de receber o verniz, e você precisa aplicar ao menos duas camadas do produto, lixando novamente no intervalo de cada uma delas. O verniz é melhor aplicado com pincel ou pano.

Tipos de acabamento para madeira
Verniz (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível