Que tipos de animais marinhos vivem nas barreiras de coral?

Escrito por elizabeth chaplin | Traduzido por henrique monsanto pohl
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipos de animais marinhos vivem nas barreiras de coral?
Um quarto das criaturas marinhas vive nas barreiras de coral (coral reef image by Christian Schoettler from Fotolia.com)

De acordo com o World Biomes na Universidade da Califórnia, Santa Barbara, recifes de corais fornecem abrigo para cerca de 25% de toda a vida marinha. Algumas criaturas simplesmente usam os recifes de coral como um oásis temporário, enquanto outras vivem no recife em tempo integral. Os animais que vivem dentro ou em torno deste ambiente incluem crustáceos e equinodermes, arraias, moreias e organismos simbiontes como o peixe palhaço e a anêmona do mar.

Outras pessoas estão lendo

Os pólipos de corais e zooxantelas

De acordo com Microdocs da Universidade de Stanford, os pólipos de coral criam a estrutura básica de recifes de corais, produzindo esqueletos de carbonato de cálcio como proteção. O coral é na verdade uma criatura viva com tentáculos urticantes. O esqueleto externo duro, chamado corallite, protege o pólipo do coral enquanto pega o alimento com seus tentáculos. A zooxantela é um tipo de alga que os pólipos de corais dependem para sobreviver. As algas vivem dentro dos pólipos e usam a fotossíntese para fornecer até 95% dos alimentos do pólipo. Este "trabalho em conjunto" é conhecido como simbiose.

Que tipos de animais marinhos vivem nas barreiras de coral?
Pólipos de coral criam um esqueleto duro e protetor (coral image by DOLPHIN from Fotolia.com)

Peixe palhaço e anêmonas do mar

As espécies simbióticas nos recifes dependem umas das outras para a alimentação, proteção e reprodução. Um par simbiótico curioso é o peixe-palhaço e a anêmona do mar. O peixe-palhaço coloca seus ovos e se esconde na anêmona do mar para proteção. Em troca, o peixe-palhaço protege a anêmona de predadores e remove parasitas dela.

Que tipos de animais marinhos vivem nas barreiras de coral?
O Peixe palhaço e as anêmonas são simbióticos (Striped Clownfish image by Lucid_Exposure from Fotolia.com)

Crustáceos e equinodermos

Existem vários tipos de crustáceos que vivem dentro do recife de coral, incluindo lagostas, camarões e caranguejos. De acordo com o University of California Museum of Paleontology (UCMP), existem cerca de 38 mil espécies de crustáceos no mar, tornando-os artrópodes dominantes. Equinodermos também vivem dentro dos recifes de coral. A UCMP classifica essas criaturas como pentamerais, o que significa que são simétricas em múltiplos de cinco. Os equinodermos incluem dólares de areia, ouriços do mar e pepinos do mar (ver "Referência 4").

Que tipos de animais marinhos vivem nas barreiras de coral?
Muitos tipos de crustáceos vivem nos recifes de coral, incluindo caranguejos (crab image by Tomasz Parys from Fotolia.com)

Arraia Jamanta

As arraias jamanta não são residentes em tempo integral do recife de coral. Elas passam a maior parte do tempo nadando pelo mar aberto e se alimentando por filtração. No entanto, elas frequentam os recifes de coral para se alimentarem e limparem-se. Pequenos peixes que vivem entre o recife e em torno da arraia comem os parasitas que estão presos à pele delas. Arrais jamantas são animais enormes que podem pesar até 1.400 kg e quando esticados têm mais de seis metros de largura.

Que tipos de animais marinhos vivem nas barreiras de coral?
Arraias são criaturas enormes sempre vistas nos recifes de coral (manta da sotto image by motobobb from Fotolia.com)

Moreia

As moreias têm vários nomes diferentes, incluindo moreia verde, verde cong e culebra murena. Elas têm uma aparência um tanto grotesca, com a pele coberta de muco espesso, dentes longos e afiados e corpos achatados. Estes peixes solitários se escondem dentro de fendas no recife de coral, colocando a cabeça para fora para pegar pequenos peixes, caranguejos e camarões. Moreias são muito perigosas para os mergulhadores, pois suas mordidas são graves e podem ser fatais.

Que tipos de animais marinhos vivem nas barreiras de coral?
As moreias se alimentam de pequenos peixes que vivem em torno dos recifes (morena image by Jose Hernaiz from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível