Mais
×

Tipos de apitos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Existem muitos tipos diferentes de apitos feitos para atividades e trabalhos variados. Apitos não são usados apenas para ministrar esportes, mas também são usados para finalizar o dia de trabalho e ainda avisar sobre um trem iminente. Além de terem muios usos, os apitos também tornaram-se itens colecionáveis para aqueles que gostam de suas qualidades únicas.

Esse é apenas um tipo de apito (whistle image by John Hartley from Fotolia.com)

Apitos de polícia

Esses apitos, chamados antigamente de apitos metropolitanos, são conhecidos por seu bocal afunilado e som agudo. Apitos policiais são usados principalmente quando a policia precisa chamar a atenção de alguém. Apesar de carros de polícia e sirenes serem mais comuns em algumas áreas, muitos policiais ainda usam apitos.

A polícia usa apitos para chamar atenção (security officer blowing whistle image by Elke Dennis from Fotolia.com)

Apitos para cachorro

O apito para cachorro é geralmente um apito delgado, de formato cilíndrico, que fornece um som extremamente agudo, inaudível para ouvidos humanos. Ele é usado principalmente para treinar cães e as vezes até gatos, já que eles também podem ouvi-lo.

Apitos para cachorros não são escutados por ouvidos humanos (whistle image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)

Apitos de trem

Originalmente, apitos de trem eram montados nos trens e ativados por um corda de puxar. O apito de trem possui um tom baixo, crescente, porém barulhento, que na verdade e feito de três frequências diferentes. O barulho é criado pela compressão do ar, o mesmo tipo de sistema usado por caminhões com grandes carrocerias. Esses apitos são feitos para avisar as pessoas de que o trem está chegando.

Trens usam apitos de compressão de ar (train rouge image by Neolabs from Fotolia.com)

Apitos de árbitros

Enquanto árbitros oficiando diferentes esportes usam tipos variados de apitos, o mais popular para profissionais do esporte é apito Fox 40, que produz som apenas usando pressão do ar e não tem uma bolinha -- um pequeno objeto de metal em forma de bola que fica dentro da câmara de ar do apito e vibra quando ele é assoprado -- dentro. Árbitros profissionais preferem esse tipo de apito porque é um dos mais altos e pode ser ouvido acima do barulho do estádio.

Apitos de árbitros profissionais não têm a bolinha dentro (sifflet image by Unclesam from Fotolia.com)

Apitos de fábricas

Apitos de fábrica são usados primordialmente em trabalhos industriais para indicar vários horários -- o começo de um turno de trabalho, pausa, almoço e fim do dia de trabalho. Esses apitos são geralmente movidos a vapor e variam no som, dependendo da fábrica. Semelhante ao apito de trem, esses apitos são maiores e podem ser ouvidos em uma grande área de superfície.

Fábricas são barulhentas e precisam de apitos muito altos (factory image by Andrei Merkulov from Fotolia.com)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article