×
Loading ...

Tipos de barbatanas

A barbatana é um material usado para dar a uma peça do vestiário uma estrutura robusta. Enquanto muitos lembram de espartilhos quando pensam em barbatanas, elas não possuem somente esse uso. Podem também ser usadas para saias estruturadas, como crinolinas e até mesmo para camisas masculinas, como barbatanas para colarinho.

Muitas barbatanas foram utilizadas no guarda-roupas da rainha Vitória (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Barbatanas em aço espiral

Essa é a favorita no mundo das fantasias teatrais. O que faz as barbatanas em aço espiral tão populares é a sua habilidade em dobrar e curvar em várias regiões, dando aos artistas uma maior capacidade de movimento, e a sua durabilidade. Cortar as barbatanas espirais necessita de um esforço maior, exigindo o tamanho correto das pontas de aço e um bom par de cortadores de fio.

Loading...

Barbatana em aço branco

Essa é uma barbatana robusta que é bem suportável. É normalmente usada para espartilhos e crinolinas pesadas. Por ser basicamente uma peça de aço revestido, ela só consegue ser dobrada em uma direção para fazer uma curva rígida. Pode ser comprada pronta ou em faixas contínuas, que não são difíceis de ser cortadas e inclinadas, contanto que você tenha um bom par de cortadores de fio e selantes feitos a base de silicone ou látex para passar nas extremidades.

Barbatana rigilene

Rigilene serve para estruturar os tecidos mais leves ao invés de suportar o corpo ou materiais mais pesados. Ele é feito de poliéster e pode ser muito frágil. A vantagem é que ele é fácil de se cortar com uma tesoura e você não precisa se preocupar com as pontas, já que ele não tem nenhuma borda afiada. Na verdade, pode ser divertido derreter as bordas com um isqueiro como um método de acabamento. Ele também é relativamente barato e fácil de lavar na lavadora de roupas.

Aros de barbatana

Aros de barbatana vêm em uma embalagem (de plástico ou tecido), e são feitos com duas tiras de aço que correm ao longo dos lados. Como são feitos de ferro, você precisará de algumas pontas do material para dar o acabamento final, mas vale a pena, já que elas manterão a curva muito bem mesmo após anos de uso e limpeza. Há uma razão pela qual as lojas de fantasias possuem várias crinolinas que parecem estar lá há séculos.

Barbatanas de baleia sintéticas

Se você não tem dinheiro ou paciência para trabalhar com qualquer tipo de barbatana de aço, a de baleia sintética pode ser a sua melhor escolha. Ela fornecerá tanto suporte quanto estrutura sem precisar ser cortada com cortadores de fio ou ter as pontas arrendondadas em qualquer hora que for usá-la. Você pode usar uma tesoura para cortar as pontas em curvas, mas será melhor se você cobri-las ou costurá-las em canais no vestuário.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...