Tipos de copos e taças para bebidas

Escrito por marla currie | Traduzido por giovanna primon
Tipos de copos e taças para bebidas
Taça de martíni (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Há dois tipos básicos de copos de vidro para bebidas: aqueles usados durante o consumo de refeições e aqueles usados para o consumo de álcool. Os copos ou taças para uso com refeições incluem os de suco e de água e, talvez, para vinho. Taças para vinho entram tanto no âmbito de copos para refeições quanto para álcool.

Copos para refeições

Tradicionalmente, copos de suco comportam cerca de 200 ml. No entanto, o recomendado é beber cerca de 400 ml de suco por dia. Copos para água são usados tanto para esse líquido como para outros. Os copos para refeições podem variar entre os mais simples de uso diário até os mais elaborados, artesanais e de cristal romeno. Uma mesa formal pode incluir todos os copos e taças apropriados para as bebidas que são servidas na refeição. Dois ou três copos de líquido (seja água ou vinho) costumam ser usados.

Copos para bebidas alcoólicas

Copos para bebidas alcoólicas existem em grande quantidade e variedade. Cada tipo de bebida, seja cerveja, vinho ou outras mais fortes, têm seus próprios copos para degustação, estabelecidos através dos tempos. Copos para bebidas geralmente são de alta qualidade e dos melhores cristais.

Copos de cerveja

Para beber cerveja, existem mais de 15 tipos de copos, desde taças de chopp e canecas, com denominações específicas para cada tipo de cerveja. As canecas de cerveja têm sido menos usadas para beber, mas ainda estão presentes na decoração de bares e prateleiras. Os copos mais longos costumam conter um "pint", o que dá cerca de 400 ml.

Copos de dose

Os copos para dose são os menores disponíveis para beber e comportam a medida de uma unidade de álcool concentrado. Uma taça de aperitivo é a menor para vinhos medindo por mililitros, e contém cerca de 30 ml. Ela é consumida antes de uma refeição para abrir o apetite. Essas taças são consideradas finas e são pouco usadas.

Taças de vinho

Há taças específicas para vinho branco ou tinto. As de vinho branco, tradicionalmente, tem uma capacidade líquida menor do que as de vinho tinto, e contém cerca de 170 a 230 ml. Taças de vinho tinto podem conter 230 ml ou mais, dependendo do fabricante.

Taças de champanhe são altas, finas e feitas de cristal ou em um formato curto e achatado. Esses modelos entram e saem de uso de acordo com a cultura. O conhaque, um vinho envelhecido, tem seus próprios copos para doses.

Copos para bebidas com alto teor de álcool

Bebidas com alto teor de álcool tem seus próprios copos, incluindo o modelo alto e estreito, usado para beber gin e tônica. Um copo mais curto e grosso é usado para bebidas puras ou quase puras, como uísque com gelo.

Taças para margaritas e martínis

Duas das bebidas extremamente alcoólicas e populares têm seus próprios copos e taças. A taça de martíni tem um formato de "V" e contém cerca de 30 ml de vodca com gim ou vermute. A taça de margarita é uma versão maior da de champanhe e usa tequila como base.