Que tipos de coral se movem em aquários de água salgada?

Escrito por charmaine jens | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipos de coral se movem em aquários de água salgada?
Corais vivos dão a aquários de água salgada um toque incrível do mundo submarino (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Dentre as muitas espécies de coral vivo, há muitas variedades que darão movimentos naturais ao seu aquário e serão infinitamente fascinantes de assistir. Usar corais vivos dá aos seus peixes um local seguro para se esconderem e um ambiente que reflete seus habitats naturais. O coral vivo é um componente vital em um ambiente saudável de recifes e é importante na manutenção de um aquário de água salgada.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de coral vivo

Os tipos de coral vivo que se moverão em um aquário de água salgada incluem os leques marinhos, zoantídeos, pólipos, corais cogumelo, anêmonas e esponjas. Os corais vivos também incluem as categorias de coral pétreo, coral macio e coral de águas profundas. As esponjas são os habitantes mais velhos do ecossistema do recife de corais. Elas são encontradas em muitas cores e formatos e garantem proteção para pequenos animais, peixes, camarões e caranguejos. Muitas variedades de coral mudarão de formato ou cor, dependendo de seu ambiente.

Anêmonas

As anêmonas são o que dá mais movimento a um aquário de água salgada. Elas são um dos tipos mais únicos e interessantes de coral vivo. Os ferrões de alguns tipos de anêmona podem ser dolorosos se tocados e até fatais para pequenos peixes. Algumas espécies de peixes, no entanto, convivem harmoniosamente com eles. A anêmona garante proteção contra predadores e os peixes removem os parasitas dela. Fale com um especialista antes de colocar peixes de água salgada e esse tipo de coral no mesmo aquário.

Coral macio

Ainda que não sejam tão animados, os corais macios darão ao seu aquário um movimento natural sem riscos de machucar seus peixes. Eles incluem os cipós marinhos e leques marinhos, que têm braços suaves e curváveis que lembram árvores ou plantas. Esse tipo de coral tem um núcleo duro, exterior carnudo e pólipos extensíveis. Os corais macios transformam-se no decorrer de seu desenvolvimento, ficando dormentes, retraindo os pólipos e abandonando as camadas externas antes de reflorescerem. Eles são geralmente recomendados para iniciantes em aquários de água salgada.

Pólipos

Os corais que se movem independentemente têm pólipos. Praticamente todos os corais vivos contêm pequenos pólipos, cada um possuindo sua própria boca e estômago cercados por tentáculos, que são usados para proteção, alimentação e limpeza de dejetos. Um pólipo de coral é um animal invertebrado, ou seja, sem espinha dorsal. Uma árvore, galho ou monte de coral é coberto por milhares de pólipos, que são geralmente noturnos e estenderão seus tentáculos para alimentação somente à noite.

Considerações finais

Garanta que todos os peixes e corais escolhidos sejam compatíveis e fáceis de cultivar, o que mantém seus peixes seguros e cria um ambiente saudável e próspero. Se você planeja manter um aquário apenas de recifes, lembre-se que alguns tipos de coral não são compatíveis com outros e não devem ser colocados dentro de uma certa área um do outro. Certas variedades de coral pedem tipos diferentes de iluminação, filtragem, qualidade e movimento de água. Antes de montar seu aquário de água salgada, visite uma loja local e fale com um especialista no assunto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível