Que tipos de fruta o lagarto gecko come?

Escrito por emily jacobson | Traduzido por elisa lacerda de freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipos de fruta o lagarto gecko come?
Há mais de 2000 espécies diferentes de geckos em todo o mundo (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Os geckos são lagartos classificados como pertencentes à família Gekkonidae, devido a sua capacidade de vocalizar sons como estalos e guinchos. Muitas espécies são vendidas como animais de estimação, e os mais comuns nos Estados Unidos são o gecko leopardo, o gecko diurno e o gecko de crista. Embora muitos deles gostem de comer pequenos pedaços de frutas, nem todos necessitam delas em sua dieta.

Frutas apropriadas

Frutas macias ou amassadas são a melhor opção para os geckos. Algumas que são apropriadas mesmo depois de totalmente maduras incluem baga, figo, mamão, manga, ameixa, pêssego, uva, nectarina e damasco. Para evitar a possibilidade de asfixia ou retenção fecal, as frutas devem ser cortadas em pedaços que não sejam maiores que a cabeça do animal. Frutas amassadas, incluindo alimentos comercializados para bebês, têm a consistência ideal para os geckos.

Que tipos de fruta o lagarto gecko come?
Os geckos preferem frutas macias, bem maduras ou amassadas (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Frutas menos apropriadas

Frutas duras, como maçãs ou peras, só devem ser oferecidas a um gecko depois de terem sido amassadas. Os lagartos podem gostar de lamber o sumo de pedaços de maçã, mas alguns tentam comê-los, o que pode causar asfixia. As bananas devem ser um prazer raro para geckos, pois o alto teor de potássio nelas pode interferir com a absorção de cálcio. As frutas cítricas (laranjas, tangerinas, limões, limas e toranjas) são muito ácidas e nunca devem ser dadas ao animal.

Gecko de crista

O gecko de crista é um lagarto grande que mede entre 20 a 25 centímetros, nativo das ilhas da Nova Caledónia. Ele recebeu seu nome por causa da crista circular composta de escamas pontudas no topo da cabeça. É um animal onívoro que, na natureza, alimenta-se de insetos e frutas podres. Em cativeiro, ele pode comer alimentos comercializados, insetos e quase qualquer tipo de fruta doce, macia ou amassada.

Que tipos de fruta o lagarto gecko come?
O gecko de crista requer um misto de frutas e insetos em sua dieta (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Gecko diurno

O Gecko diurno é um pequeno lagarto de cores brilhantes. As espécies mais comumente vendidas nos Estados Unidos incluem o Phelsuma laticauda, o Phelsuma lineata e o Phelsuma quadriocellata. O gecko diurno é carnívoro, mas também se alimenta de néctar em seu habitat natural. Frutas amassadas, que são aceitas em sua dieta, devem ser oferecidas a ele várias vezes por semana.

Que tipos de fruta o lagarto gecko come?
O gecko diurno lambe o sumo de pedaços de frutas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Gecko leopardo

O gecko leopardo é primariamente carnívoro. Alguns indivíduos podem mostrar interesse em comer frutas, mas elas não são necessárias em sua dieta. A prática de alimentá-lo com grilos, frutas e legumes por 24 horas antes de alimentá-lo com outros insetos fornece a estes animais nutrientes de frutas o suficiente.

Que tipos de fruta o lagarto gecko come?
O gecko leopardo pode não se interessar em frutas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível